Vereadores recebem informações sobre confecção de carteiras de identidade no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 17/07/2019 11h40, última modificação 17/07/2019 11h48

A convite do Vereador Wallace Calderano (PSC), por intermédio do Requerimento n° 032/2019, a Câmara Municipal recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (16), o Delegado da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Viçosa, Mauro Ricardo Guimarães Pinto, que prestou esclarecimentos sobre a situação da confecção de carteiras de identidade no Município.

O Vereador Wallace justificou o convite devido as reclamações que os parlamentares vem recebendo com relação ao tema “muitas vezes somos parados na rua, sabemos que existem dificuldades mas nada melhor que nossa autoridade máxima do assunto para falar sobre ele”, disse. Wallace também citou a preocupação com a necessidade de apresentação da carteira de identidade pelos estudantes que vão disputar os Jogos Escolares Viçosenses (JEV’S) 2019, que se iniciam no mês de agosto “temos jovens que não possuem carteira e não tem condições de se deslocar a outras cidades para fazê-la, então gostaria também de saber como poderemos resolver essa situação”, afirmou.

O Delegado Regional, Mauro Ricardo Pinto agradeceu ao convite justificando que o setor de confecção de carteiras de identidade é muito técnico e demanda a realização de cursos em Belo Horizonte para se realizar as atividades, encontrando dificuldades também por problemas com os servidores que anteriormente realizavam o serviço e se ausentaram por questões particulares. Sobre o questionamento do Vereador Wallace, o Delegado se colocou à disposição para atender aos atletas que não disponham de meios para ir até as cidades vizinhas “os jovens não vão ficar sem a carteira, podem me procurar porque ninguém vai ficar desassistido", informou.

O Delegado ainda informou que os documentos estão sendo confeccionados no Município de 13h às 17h, na Delegacia da Polícia Civil, necessitando de agendamento prévio para o atendimento. Os vereadores Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Edenilson Oliveira (MDB) e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) se mostraram cientes das dificuldades e parabenizaram o Delegado pelo trabalho realizado.

Reunião em Belo Horizonte  

Polícia Civil

Na segunda-feira (16), o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), esteve na Divisão de Identificação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG) (foto), juntamente com o Delegado Mauro Ricardo e o Assessor de Relações Institucionais da Casa, Wagner Rosado, buscando solucionar a questão. A agenda foi realizada com a Diretora do Instituto de Identificação, Letícia Baptista Gamboge Reis e a Coordenadora, Claudia Cristina Lima Azevedo.

De acordo com o Presidente Antônio Elias as dificuldades se devem ao número reduzido de policiais e técnicos, tendo a agenda papel de buscar a resolução da questão. Na ocasião, foi apresentada pela Divisão de Identificação a possibilidade da criação de um convênio com o Município, prontamente aceito pelo parlamentar “já temos parceria com a Polícia Civil, disponibilizamos um estagiário no setor, a Prefeitura já liberou um servidor para realizar esse serviço e a Câmara também se dispôs a ceder um de nossos funcionários”, afirmou.

Antônio Elias ainda explicitou a intenção da Casa de se responsabilizar pelo trabalho na cidade de Viçosa, aguardando a chegada de novos policiais prevista para os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano para efetivar as ações “o setor precisa de um policial civil para funcionar então precisamos aguardar, mas já faço um apelo aos colegas para que nos juntemos com nossas bases em prol dessa conquista para nossa cidade”, concluiu

 

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi