Direitos da pessoa com deficiência em destaque na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 28/08/2019 11h20, última modificação 28/08/2019 11h48

O Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Israel Rosa, utilizou o espaço da Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (27) para falar sobre a atual situação dos portadores de deficiência no Município. O tema repercutiu entre os parlamentares.

Inicialmente Israel cobrou uma posição do Poder Público sobre o Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, agradecendo o empenho dos vereadores na criação do Fundo “na última reunião do Conselho fez um ano de entrega do pedido de criação do projeto, e até agora não obtivemos resposta do poder público. O projeto veio a essa Casa com muita seriedade, mas, mesmo votado, não foi colocado em prática. O Conselho mais do que nunca quer colaborar, mas sem o fundo ficamos impedidos de trabalhar”, disse. O Presidente do Conselho também solicitou que a população seja ouvida por intermédio de Audiência Pública e pediu maior empenho do Executivo nas questões relacionadas as condições de mobilidade no Município “muitos ônibus só suportam carregar um cadeirante por vez, e Viçosa conta com apenas um táxi acessível, mas que mesmo assim não é adaptado, oferecendo riscos ao cadeirante”, apontou.

O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), parabenizou Israel pelas colocações “a participação na Tribuna fortalece ainda mais a nossa luta a favor de vocês e do direito das pessoas portadoras de deficiência. Podem contar com o nosso apoio”, disse. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) falou sobre a importância de discutir o Plano de Mobilidade relacionando-o ao Plano Diretor que foi aprovado em 1ª votação na terça-feira (20) “precisamos priorizar as discussões sobre o Plano de Mobilidade, que inclusive é necessário ser aprovado para a aprovação do Plano Diretor em sua totalidade”, explicou. O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) atendendo a solicitação de Israel propôs Audiência Pública para tratar do assunto afirmando que “os portadores de necessidades especiais precisam ser vistos pela sociedade e pelo Poder Público”, disse.

Já a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) criticou “os gestores do País não privilegiam a inclusão de pessoas que vivem à margem das situações cotidianas. Não temos estrutura, várias queixas foram levantadas sobre esse assunto durante o meu mandato”, disse. O Vereador Edenilson Oliveira (MDB) endossou a fala da vereadora “a Casa Legislativa jamais deixou de ouvir e correr atrás de solução para esses problemas, mas infelizmente o nosso poder é limitado”, completou. A Vereadora Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) reforçou o posicionamento dos colegas "precisamos tomar uma atitude urgente para atender essas demandas", concluiu.

O Vereador Sávio José (PT), Vice Presidente da Casa, agradeceu Israel pelo posicionamento “muitas vezes as pessoas trazem discussões pertinentes, mas que não estão em nosso alcance. A demanda que você trouxe é, sim, uma atribuição do Poder Legislativo. O Plano de Mobilidade Urbana não deveria estar em aberto há tanto tempo nessa Casa, precisamos dar seriedade a isso”, afirmou. Já o Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) reforçou cobranças sobre o tema realizadas por ele e pelos vereadores Brenda e Helder no ano passado “temos uma rua no Bairro Nova Viçosa que apresenta quatro cadeirantes e nenhuma condição de acessibilidade. Trouxemos a questão insistentemente, que ainda não foi atendida”, criticou.

A Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Viçosa (APONE) também esteve representada na reunião.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi