Diretor do SAAE presta esclarecimentos aos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 21/08/2019 11h30, última modificação 21/08/2019 11h40

Na reunião Ordinária da terça-feira (20), Câmara Municipal, recebeu por intermédio do Requerimento n° 028/2019, de autoria do Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Líder do Prefeito, o Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luciano Piovezan Leme, que prestou esclarecimentos à respeito do Programa Municipal de Parcerias Públicas-Privadas, falou sobre o empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da possível privatização da autarquia.

Para justificar o convite o Vereador Montanha citou hipóteses levantadas à respeito do SAAE, que de acordo com o parlamentar vêm causando transtornos para a população “muitas vezes estamos nesta Casa e várias coisas são faladas à respeito do SAAE, fazendo com que a gente sempre precise buscar informações sobre o tema, então convidei o Luciano para esclarecer nossas dúvidas e da população”, disse.

Inicialmente Luciano Piovesan destacou o trabalho de tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos, realizado pela autarquia. Em seguida apresentou dados referentes as finanças do SAAE, mostrando que de R$ 8.994.410,00 milhões previstos para serem arrecadados até o 1° Quadrimestre de 2019, R$ 8.125.861,76 milhões já foram atingidos. O aumento de arrecadação relacionado aos serviços de água anuais da autarquia, que foi de R$ 11.199.458 milhões em 2018, para cerca de R$ 12 milhões neste ano, também foi citado, sendo justificado pelo número de ligações, atendimentos e economia. Com relação ao número de servidores, houve redução de 214 no ano de 2015 para 190, dessa forma as despesas com pessoal estão em 37,87%, abaixo dos 54% previstos no limite legal e os 51,30% no prudencial.  Já sobre a prestação de serviços o SAAE possui 290 km de tubulações, e 19,8 milhões de litros de água tratados diariamente e 98% da população urbana atendida.

O Vereador Edenilson Oliveira (MDB), questionou os números apresentados por Luciano, citando como exemplo o Distrito de São José do Triunfo que vêm sofrendo com a falta de água nos últimos dias, em resposta o Diretor Presidente do SAAE afirmou que o a situação foi motivada por uma queda de energia e consequentes problemas à tubulação, mas que a normalização total está prevista para a quarta-feira (21). O Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos falou sobre a falta de água no Bairro Santo Antônio, principalmente nas partes mais altas, além da coleta de resíduos na zona rural de Viçosa, sendo informado por Luciano que existe planejamento para a construção de um reservatório no local, enquanto a situação das comunidades rurais está em discussão junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável visando ampliação do serviço.

A situação da Estação de Tratamento de Esgoto da Barrinha (ETE/Barrinha) foi indagada pelo Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) e foi informado por Luciano que após a paralisação das obras um novo projeto já foi feito e que será apresentado um cronograma financeiro a Caixa Econômica Federal, em Juiz de Fora, e uma vez aprovado o edital será publicado e a nova obra licitada. Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, solicitou informações relacionadas ao andamento da apuração dos responsáveis pelo erro no Projeto inicial da ETE, ao que o Diretor Presidente do SAAE afirmou estarem em andamento, dependendo do rito judicial e auditoria para serem concluídas.

Sobre a privatização da autarquia Luciano foi taxativo ao afirmar que a intenção nunca existiu por parte da atual administração municipal "nunca houve na gestão do Prefeito Ângelo Chequer, qualquer fala à respeito de privatizar o SAAE", afirmou.

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi