Precariedade no serviço de Saúde repercute na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 07/08/2019 12h50, última modificação 07/08/2019 15h39

A cidadã Rita Felipe Alves Siqueira foi à Tribuna Livre, na reunião Ordinária da terça-feira (06), para solicitar ajuda do Poder Público com relação a um problema de saúde em sua família, apresentando críticas ao serviço de saúde oferecido pelo Município. O tema que tem sido recorrente na Casa, novamente repercutiu entre os vereadores.

De acordo com Rita, sua irmã, Maria de Lourdes Rafael Raimundo, diagnosticada com osteoporose, foi internada no Hospital São Sebastião (HSS) após sofrer uma fratura. No entanto, ela precisa realizar uma cirurgia de alta complexidade com a utilização de placa e pinos, que não foram liberados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cidadã não vê saída para o problema “entrei na justiça e nada foi resolvido, e a minha família não tem condições financeiras para arcar com todos os custos do procedimento”, explicou. Rita agora procura ajuda com o poder público “gostaria que esse pedido chegasse ao Prefeito Ângelo Chequer para que ele autorize o Secretário de Saúde a comprar os materiais necessários para a cirurgia”, completou.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) falou sobre as dificuldades que os pacientes enfrentam para a realização de cirurgias e o atendimento nos hospitais do Município “não entendo como um paciente é impedido de fazer um procedimento por falta da placa e, caso a família compre o material, o serviço passe a ser todo particular. É inadmissível o trabalho de alguns profissionais da saúde do Município”, criticou.

O Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) retomou a discussão iniciada em reuniões anteriores, quando citou o mau atendimento aos pacientes, presenciado por ele e pelo Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) em diversas idas aos hospitais locais “há pessoas que deveriam estar sendo internadas e são mandadas para casa. Ficamos horrorizados de ver a forma pela qual as pessoas estão sendo tratadas”, disse. O Vereador Sérgio também enfatizou a necessidade de procurar soluções para o problema “precisamos nos unir contra essa realidade, pois a população precisa de uma satisfação”, afirmou.

Em resposta às solicitações apresentadas, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) designou a comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, presidida pela Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) e de Saúde e Assistência Social, presidida pelo Vereador Edenilson Oliveira (MDB), para tratar do tema.

Texto e foto: Isabela Monteiro

Montagem: Igor Gama