Vereadores prestam esclarecimentos sobre oitivas da CPI

por Assessoria de Comunicação publicado 28/08/2019 11h30, última modificação 28/08/2019 14h55

Os vereadores Edenilson Oliveira (MDB) e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) falaram sobre as primeiras oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da qual fazem parte junto com o Vereador Ronildo Ferreira (Dj Ronny) (PSC), instaurada para apurar supostas irregularidades no abastecimento de veículos da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), realizadas na segunda-feira (26). Os parlamentares se pronunciaram na reunião Ordinária da terça-feira (27).

As oitivas, correspondem a etapa de audição das testemunhas e tem como objetivo esclarecer fatos levantados durante a análise da documentação correspondente. Compareceram o Administrador do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), João Adalberto Rezende, os motoristas da PMV, João Januário Ladeira e Ademar Gomes de Lima (ex-Vereadores), o ex-Chefe da garagem da Prefeitura e atual motorista, Fernando Silva Martins e o funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura, Erli da Silva Felício.

Durante a sessão, dirigida pelo Vereador Sérgio, Presidente da Comissão, os membros questionaram a Erli Felício sua posição como fiscalizador e como eram feitos os trabalhos, constada em contratos previamente analisados, sendo informados pelo mesmo que “eu recebo as planilhas prontas, após os apontadores fazerem as medições e passarem para o secretário. Não tenho conhecimento sobre abastecimentos, trabalho na Secretaria de Agropecuária”, afirmou.  O motorista, João Januário, ao ser perguntado pelo Vereador Edenilson sobre como se dava o processo de abastecimento dos carros da PMV, informou que “quando vemos que o carro está com tanque vazio, solicitamos a requisição de abastecimento, damos o número da placa, na saída da garagem e na chegada ao posto, temos que informar a quilometragem do veículo e nossa assinatura.”, disse.

cpi1                                                  cpi2

Ademar de Lima foi interpelado sobre a ocorrência de abastecimentos de carros inservíveis e qual o tempo de inutilização dos mesmos “alguns tem mais de um ano, mas não sei precisar o período nem informar se ainda ocorre abastecimento”, disse. Fernando Silva, questionado sobre abastecimentos feitos em galões disse ter presenciado em situações quando são necessários socorro de veículos. Já sobre seu período como chefe da garagem da PMV afirmou que "quando estive como chefe implantamos as requisições, só usávamos galões em caso de extrema urgência, analisávamos as notas fiscais, cruzando placas e abastecimento, e acredito que tenha até hoje", concluiu.

O Vereador Edenilson celebrou o andamento dos trabalhos "estamos fazendo as oitivas da melhor maneira possível, talvez a próxima sessão seja a última, mas logo traremos uma resposta", disse. Sérgio reforçou a fala do colega afirmando que "a função legislativa vêm sendo cumprida, e esperamos que a população possa comparecer nas próximas oitivas, pois merecem uma resposta", afirmou.

Em maio o Vereador Sérgio apresentou, em reunião Ordinária, o Requerimento n° 023/2019, que foi posteriormente aprovado, solicitando a instituição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso, visto que foram recebidas denúncias relativas a possibilidade de irregularidades no abastecimento dos veículos. O vereador ainda analisou documentos que na ocasião apontaram supostos problemas em placas de 12 veículos, sem condições de uso e parados há algum tempo, mas que seguiam sendo abastecidos; o número de abastecimentos em galões; o fato de um mesmo veículo ser abastecido com diesel e gasolina; o gasto de 75 litros de gasolina com a roçadeira da Secretaria Municipal de Agricultura; veículos que não fazem parte da frota, referenciados como de prestadores de serviço ao Município abastecendo na conta do mesmo; indicação de 5 veículos, dentre os 12 citados, com mais de uma centena de abastecimentos, alguns até sem identificação de quilometragem ou com pequena avaria na mesma e rasuras nas Requisições de Combustível (RDC’s) onde existe a identificação das placas, havendo sua substituição por placas dos veículos parados.

As audições que estavam previstas para a quarta-feira (28), terão continuidade na segunda-feira (02), às 15h, e são abertas.

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi