Vereadores se reúnem com diretoria do HSS

por Assessoria de Comunicação publicado 20/08/2019 09h20, última modificação 20/08/2019 14h59

O Presidente da Casa, Vereador Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), a Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), os vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), membro da Comissão e Vereador Paulo Sérgio - Toti (PRTB), suplente da Comissão, o Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Edenilson Oliveira (MDB), o Vereador Helder Evangelista(Cherinho) (PTC), relator da Comissão e a Vereadora Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (19), com a diretoria do Hospital São Sebastião (HSS) para pedir esclarecimentos sobre o serviço de ortopedia do hospital e apresentar as reclamações dos pacientes.

A iniciativa foi um desdobramento da reunião Ordinária da terça-feira (07), quando a cidadã Rita Felipe Siqueira foi até a Tribuna Livre solicitar ajuda do Poder Público com relação a um problema de saúde em sua família, apresentando críticas ao serviço oferecido pelo HSS. Em virtude disso, o Presidente Antônio Elias designou as Comissões para acompanhar o caso.

Durante a reunião no Hospital, a Diretora Administrativa Ildamara Gandra esclareceu que o contrato estabelecido com o Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente não autoriza a cirurgia de alta complexidade, exigida pelo caso, além de não disponibilizar material e médico habilitado “esse é um caso de alta complexidade e necessita de profissionais aptos a resolvê-lo. Não somos habilitados à ortopedia de alto risco, visto que o SUS não irá custear essas despesas”, explicou. Ela ainda esclareceu sobre o processo judicial iniciado pela família “a paciente apresenta outros problemas de saúde e, após a ordem judicial, o médico responsável, juntamente com a família, optaram por não operar a paciente ao avaliar riscos e benefícios da cirurgia, mesmo com material adequado”, comunicou.

A Vereadora Brenda questionou sobre casos de liberação que acontecem no HSS e a diretora esclareceu “essa é uma situação que depende do critério médico. Em casos de alto risco, o paciente realiza exames mas, se tiver alterações que o impeçam de operar rapidamente, às vezes é necessário que ele vá para casa recuperar para depois retornar com os exames, que mostrarão se ele está apto ou não para realizar a cirurgia. Isso evita complicações ao paciente”, disse. O Vereador Helder apresentou denúncias sobre o comportamento de profissionais da saúde com pacientes, e a diretoria esclareceu que esses casos são encaminhados diretamente ao Conselho de Ética “não admitimos esse comportamento mas, o que nós, da diretoria, fazemos contra esse tipo de conduta é encaminhar esses casos diretamente ao Conselho de Ética a fim de solucioná-los o mais rápido possível”, explicou.

O Vereador Edenilson observou que a falta de comunicação do Hospital com a população é um grande problema hoje “vejo que a falta de esclarecimentos e informações à população resulta em muitas complicações”, comentou. A diretora concordou “essa é a nossa maior falha administrativa hoje, transmitir comunicação e passar o entendimento em relação aos pacientes às famílias. Pensando nisso, estamos investindo em capacitação à toda nossa equipe para oferecer o melhor atendimento possível”, disse. A Vereadora Brenda sugeriu, então, que a Câmara oferecesse ao HSS a criação de cartilha informativa destinada aos pacientes.

O Presidente Antônio Elias agradeceu os esclarecimentos “sabemos das inúmeras dificuldades que o Hospital enfrenta hoje, e respeitamos muito o trabalho dessa entidade, que está sempre disposta a nos receber”, finalizou.

Texto e foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi