Parlamento do Idoso discute a Saúde no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 19/09/2019 17h10, última modificação 19/09/2019 17h26

A reunião Ordinária do Projeto Parlamento do Idoso (PI), realizada na quarta-feira (18), tratou de questões relacionadas à saúde em Viçosa. O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), a Vereadora Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB) e o Diretor Geral da Casa, Adilson Coelho, também estiveram presentes.

A sessão, conduzida pela Vice-Presidente do PI, Maria Aparecida de Jesus Souza, contou com 6 indicações e requerimentos relacionados aos assuntos citados acima. A Parlamentar Idosa Lídia Mendes faz um desabafo sobre as dificuldades em conseguir atendimento especializado nos hospitais locais “é muito difícil, demorado, as especialidades no SUS daqui são poucas e têm muita procura. O atendimento particular é muito caro, pessoas que necessitam de uma consulta especializada e recebem só um salário mínimo precisam ficar esperando mais de um ano pois não conseguem pagar”, disse.

O Parlamentar Idoso Antônio Mendes criticou a demora e a despriorização do idoso na prestação de serviço de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros, ele relatou o caso de uma idosa que caiu na rua e teve de aguardar 40 minutos até receber o atendimento “eu cheguei lá e a situação já havia acontecido há uns 15 minutos e nada dos bombeiros chegarem, eu liguei pra eles outra vez, falei que iria denunciar esse descaso que eles estavam fazendo e só aí eles apareceram, depois de 40 minutos. Quando os primeiros socorros aconteceram, a senhora estava com princípio de derrame, imagina se o atendimento demora mais um pouco?”, completou.

A Vereadora Heloisa da Policlínica foi convidada a ocupar a Tribuna e parabenizou os parlamentares idosos, fazendo a leitura de um texto chamado “A idade de ser feliz” do autor Geraldo Eustáquio de Souza que descreve como envelhecer pode ser um momento de beleza e felicidade.

O Projeto Parlamento do Idoso foi instituído pela Resolução nº 006/2017, com o objetivo de possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões do projeto acontecem quinzenalmente, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi