Programa 'Future-se' em discussão na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 25/09/2019 11h15, última modificação 25/09/2019 11h29

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (24), a cidadã Bruna Matos foi à Tribuna Livre para tratar da conjuntura da educação e seus impactos na cidade e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A representante do coletivo que reúne movimentos sociais e sindicais solicitou aos Vereadores que seja realizada Audiência Pública para tratar sobre o programa do Ministério da Educação (MEC) 'Future-se', que busca captar recursos junto a iniciativa privada.

Para Bruna o debate é muito importante para o Município “no País a educação tem sido muito atacada, não sendo tratada como direito social. Peço uma Audiência Pública por entender que esse debate não é exclusivo da comunidade universitária, pois afeta toda a cidade”, disse. A cidadã afirmou que o 'Future-se' fere o caráter público da universidade “o financiamento privado nos obriga de forma prática a escolher nos submeter ao lucro nas pesquisas e projetos de extensão, mesmo que não seja interessante para a sociedade”, explicou.

Bruna ainda falou sobre a importância de projetos de educação política realizados em escolas públicas e estaduais, entre eles o Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara “programas como o Parlamento Jovem são essenciais para o desenvolvimento da cidade e da região, conscientizando os jovens, que são o futuro do nosso País”, disse. A cidadã encerrou sua participação reivindicando o apoio da Casa “a opção de rejeitar ou não o programa é da Universidade, mas é muito importante a sociedade e o poder público se posicionarem”, concluiu.

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) fortaleceu a fala da cidadã “um País com menor índice de instrução proporcionará um maior índice de corrupção. Precisamos investir em educação para acabar com esse processo”, comentou.

Audiência Pública

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia falou sobre a Audiência Pública para tratar do tema, a ser realizada na Câmara, por intermédio do Requerimento nº 052/2019, de autoria do Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa. A sessão acontecerá no dia 28 de outubro, segunda-feira, às 15 horas. O documento recebeu assinatura dos vereadores Professor Idelmino, Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (MDB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC).

Texto e foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi