Tribuna Livre tem reivindicações de melhorias na infraestrutura do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 25/09/2019 10h45, última modificação 25/09/2019 11h00

A Câmara Municipal recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (24), na Tribuna Livre, os cidadãos Mauro de Souza, morador da Rua Álvaro Gouveia, no Centro e Enilda Maria dos Santos, do Bairro Vau Açu. Ambos apresentaram problemas relacionados à estrutura urbana nas respectivas localidades e o assunto repercutiu entre os vereadores.

Mauro questionou o estacionamento indevido que acontece na rua, gerando transtorno e perigo para os pedestres que precisam se arriscar para se locomoverem. De acordo com o cidadão já foram feitas reivindicações ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) em Viçosa, sem sucesso “nossa rua está completamente sem acessibilidade, a linha férrea abandonada, moradores idosos com dificuldade para trafegar, o pedestre tem prioridade zero”, afirmou.

Enilda demonstrou insatisfação com a situação do Vau-Açu, afirmando que com as atividades da uma mineradora recém instalada no município de Teixeiras, as ruas estão sofrendo com o trânsito de veículos pesados, além do risco para os pedestres que precisam disputar espaço com as máquinas. A cidadã também falou da falta de estrutura no local, que segundo ela não conta com acostamento, sinalização ou ônibus para as crianças irem para a escola “só pedimos para que nos deem um bairro digno”, disse.

O Vereador Edenilson Oliveira (MDB) reforçou a fala de Enilda, afirmando que regiões periféricas enfrentam dificuldades ainda maiores que as centrais para terem suas solicitações atendidas “como morador de São José do Triunfo vejo como as coisas são muito mais difíceis para nós, mesmo como parlamentares, quando pleiteamos algo para nossa comunidade”, disse. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) completou a fala dos moradores destacando a necessidade de aprovação do Plano de Mobilidade de Viçosa (PlanMob), que já foi discutido diversas vezes na Casa sem um desfecho positivo “vejo essas falas como um puxão de orelha para nós, que precisamos concretizar o Plano de Mobilidade nesta Câmara”, afirmou.

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) agradeceu as falas dos cidadãos, esclarecendo a função desempenhada pelos vereadores “nós não somos portadores da ação, nós olhamos as situações, fazemos indicações e cobramos, mas quem fica a cargo desta responsabilidade é a Prefeitura”, disse. O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) seguiu o discurso da colega afirmando que já fez indicações para o Vau-Açu e até o momento não foi atendido.

O Plano de Mobilidade de Viçosa, que ainda aguarda votação, tem por finalidade tratar de problemas de locomoção dentro de Viçosa, como, por exemplo, o tráfego, a acessibilidade, transporte público e disposição de pontos de ônibus e táxis. Ele foi desenvolvido por uma comissão, que continha a orientação de especialistas do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, auxiliados pelo Instituto de Planejamento do Município (IPLAM), e permanece em debate na Casa Legislativa.

 

Texto: Thiago Fernandes

Foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi