Vereador faz alerta sobre escassez de água
O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) utilizou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (10) para falar, e alertar a população, sobre a atual situação da escassez de água no município de Viçosa.
Helder citou o decreto de Estado de Emergência no Município sinalizado pela Prefeitura Municipal, que determina restrições no uso da água em razão da falta de chuva, apresentando dados sobre o consumo de água na cidade “consumimos 15 milhões de litros de água por dia, sendo 155 litros a cada segundo advindos da Estação de Tratamento de Água (ETA II/Violeira), e 30 litros por segundo da ETA I/São Bartolomeu”, destacou.
De acordo com o vereador, o período ainda não se classifica como racionamento “precisamos usar a água com responsabilidade antes que seja, de fato, um estado de racionamento. Isso pode acontecer caso não tenhamos chuva nos próximos 36 dias, que é o período que temos de abastecimento para manter o uso da água pela população”, explicou. Ainda segundo o parlamentar, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) utilizou o momento de estiagem para realizar limpeza no campo de captação da represa da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de aumentar a capacidade do local (foto) “a UFV tem apoiado o SAAE em suas ações pensadas para o Município e disponibilizou sua equipe para estabelecer um cronograma de índice técnico da captação da bacia do São Bartolomeu”, disse.
Na terça-feira, foi reativada a Comissão para acompanhamento da Crise Hídrica no Município, a qual o vereador representa o Poder Legislativo. Segundo ele, a primeira reunião acontecerá na quinta-feira (12) “vamos analisar e discutir o problema para pensar em possíveis soluções para o Município "peço à toda a população que seja consciente com o consumo de água para prevenirmos o racionamento”, pediu o vereador.
Texto e foto: Isabela Monteiro
Montagem: Igor Gama
Revisão: Mônica Bernardi