Vereador entrega documento do Orçamento Participativo ao Prefeito

por Assessoria de Comunicação publicado 18/09/2019 12h10, última modificação 18/09/2019 14h14

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente do Conselho do Orçamento Participativo (CMOP) entregou ao Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) (foto), o relatório completo da Assembleia do Conselho que aconteceu na segunda-feira (16) na Estação Hervé Cordovil. A Secretária Municipal de Finanças, Eloisa Helena Duarte também compareceu ao encontro.

Além de Geraldão, a Assembleia contou com a presença dos vereadores Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa, Brenda Santunioni (Progressistas), membro do Conselho, Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) suplente e Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Líder do Prefeito. Na ocasião a população presente pôde indicar formas de utilização para o orçamento municipal no valor de R$ 200 mil, ficando definido por meio de encaminhamentos que a Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, vai criar viveiro de plantas para distribuição entre os produtores; a Secretaria Municipal Assistência Social, reforma da Casa das Mulheres; a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes o programa Funraça de Igualdade Racial e compra de instrumentos para o Centro Experimental de Artes; a Secretaria de Desenvolvimento, cursos e feiras e carros para os artesãos viajarem para outras feiras; a Secretaria de Educação, internet nas escolas e proteção para os botijões de gás das instituições; na Secretaria de Saúde, realização de atividades de promoção da saúde LGBT; e a Secretaria de Obras corrimão na ponte e no escadão do Bairro Santo Antônio e parquinho no Bairro Amoras.

O Vereador Geraldão destacou a importância da implementação  Lei nº 1521/2002, que regulamenta a participação popular nos processos de elaboração e fiscalização das matérias orçamentárias do Município "vencemos a batalha ao colocar a lei em funcionamento, após cerca de 15 anos inativa. Agora é planejarmos a continuidade da execução, zelando pela participação da população e o acompanhamento das leis referentes ao orçamento. E claro, traváaremos  um bom diálogo para com a prefeitura visando a  ampliação do recurso", afirmou.

Reunião Ordinária

Os desdobramentos da Assembleia do Conselho Municipal do Orçamento Participativo repercutiram entre os parlamentares durante a reunião Ordinária da terça-feira (17).

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), celebrou a presença em massa da população na reunião,  "sempre falo sobre a importância da participação popular, principalmente em momentos de decidir ao que fazer com o dinheiro público e ficou provado que a população se importa sim e sempre que tiver oportunidade vai se envolver na discussão", disse. O Vereador Arlindo Carneiro destacou o respeito e a preocupação com o bem maior demonstrados pelos presentes "as pessoas estavam buscando melhorias para a comunidade, não vimos ninguém querendo levar vantagem, isso mostra que nossa população está unida por uma cidade melhor", disse. Já o Vereador Edenilson Oliveira (MDB) parabenizou o Poder Executivo pela iniciativa, mas fez ressalvas quanto a data da execução das demandas "é louvável consultar a população sobre o uso do dinheiro público, uma pena que seja feito tão próximo das eleições", concluiu.

Texto: Igor Gama

Foto: PMV