'Future-se' é tema de Audiência Pública

por Assessoria de Comunicação publicado 30/10/2019 09h45, última modificação 30/10/2019 13h08

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa falou, em sua ocupação de Tribuna na reunião Ordinária da terça-feira (29), sobre a Audiência Pública que debateu o Programa 'Future-se', realizada na segunda-feira (28). Na ocasião, com o plenário completamente lotado, a Câmara Municipal tratou do programa e seus possíveis impactos para a comunidade viçosense e para a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A sessão foi solicitada por intermédio do Requerimento de nº 052/2019, de autoria do próprio parlamentar.

Além do Vereador Sávio José, responsável por presidir a Audiência, compuseram a mesa dos trabalhos a Deputada Federal Margarida Salomão (PT), a Deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT), o Pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFV, Evandro Rodrigues de Faria, o Presidente da Associação dos Servidores Administrativos da UFV (ASAV), Reinaldo Batista Barbosa, o representante da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (ASPUV), Edilton de Souza Barcellos, o Diretor Estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG)Paulo Grossi, o representante do Congresso Estudantil, Diego Carlos e a representante do Coletivo Quem Luta Educa, Brunas Matos. O Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa, e a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) também participaram da Audiência.

De acordo com o site do Ministério da Educação (MEC) o programa foi lançado para promover maior autonomia financeira nas universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo. A adesão ao Future-se é voluntária e a União manterá os recursos destinados às instituições, o que vier a mais com o programa será recurso extra.

O Vereador Sávio justificou a convocação pela necessidade do debate sobre o 'Future-se' “essa discussão não é, e não pode ser, exclusiva apenas da comunidade acadêmica, pois em caso de adesão, o programa irá modificar profundamente a cidade de Viçosa como um todo, e não apenas as camadas que dialogam diretamente com UFV”, afirmou.

A Deputada Margarida Salomão reforçou a opinião do vereador quanto ao Programa “nós estamos no limiar de uma grande luta que está para ser travada. Depois da Reforma da Previdência, o próximo ataque será a Reforma do Serviço Público, no que diz respeito aos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. O Future-se é totalmente desnecessário”, disse. Margarida ainda traçou um panorama atual “ele é um falso problema e acho mais, que é uma proposta derrotada. Mais de 70% das universidades brasileiras já rechaçaram nos seus conselhos superiores. Apesar de ser uma proposta derrotada, ela sobrevive como uma assombração para servir de mecanismo a favor dessa reforma no serviço público”, finaliza. A Deputada Beatriz Cerqueira completou a fala dos colegas destacando a importância de uma posição das instituições de ensino “quanto mais universidades se posicionarem sobre o 'Future-se', mais favorável estaremos nessa luta, pois precisamos nos defender desses ataques aos nossos direitos, que cada vez estão mais ágeis”.

Público 'Future-se'

O público, composto majoritariamente por sindicalistas e membros da comunidade acadêmica, demonstrou estar em acordo com os parlamentares, apresentando-se contrário a proposta do 'Future-se'. Thais Rosa, estudante de Direito da UFV e membro da Comissão de Moradias Estudantis e representante da UFV na Secretaria Nacional de Casas de Estudantes, abordou o potencial risco do projeto para a população mais carente “o Future-se é um projeto covarde. Eu escolhi Viçosa porque aqui sempre ouvíamos que existia projetos de assistência estudantil, moradias dentro do campus e cidade acessível e quando o Future-se vem e trata a educação não como um direito a cidadania, mas como um mercado, isso exclui pessoas como eu te ter acesso a universidade. A uma exclusão direta de nós, pobres. Seremos os primeiros a sermos cortados do direito ao ensino”, afirmou. Thais ainda completou “cerca de 70% dos estudantes da UFV recebem algum tipo de assistência estudantil, seja a isenção dos restaurantes universitários (RUs), auxílio alimentação, auxílio moradia, bolsa de pesquisa e por aí vai”, concluiu.

Encaminhamentos

Ao final da Audiência, foram definidos os seguintes encaminhamentos: Moção de Repúdio ao Programa Future-se, de autoria da Câmara Municipal de Viçosa; e a inclusão das entidades filantrópicas, a educação básica e infantil nas discussões do Future-se.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão e foto: Mônica Bernardi