Vereadora presta homenagem ao Grupo Entre Folhas

por Assessoria de Comunicação publicado 16/10/2019 09h45, última modificação 16/10/2019 12h50

Na reunião Ordinária da terça-feira (15), por intermédio do Requerimento n° 044/2019, de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), a Câmara Municipal homenageou o Grupo Entre Folhas pelos 30 anos de fundação. A Homenagem, e a Moção nº 012/2019, contou ainda com as assinaturas dos vereadores Edenilson José de Oliveira (MDB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Ronildo Antônio Ferreira (DJ Ronny) (PSC) e Wallace Arlindo Calderano (PSC).

A Vereadora Brenda justificou a homenagem, citando seu envolvimento com o projeto “foi através do Professor Walter e de sua esposa que eu fiquei mais interessada, querendo aprender como fazer determinado chá, qual o perigo de determinada planta, como colher, como lavar, e pude perceber como esse trabalho é importante para nossa população", disse. Brenda ainda destacou a necessidade de maior atenção do poder público para iniciativas como a do Grupo Entre Folhas "outros estados brasileiros estão mais avançados, algumas cidades de Minas Gerais também, mas precisamos ampliar isso, principalmente as farmácias públicas de plantas medicinais”, afirmou.

A moção e a placa de homenagem foram entregues ao Coordenador de Extensão do grupo, o Professor Walter Batista Júnior, que agradeceu o reconhecimento, destacando a importância da iniciativa "antigamente tudo que vinha da área rural era atraso de vida, esse é um dos nossos trabalhos, cuidar da saúde básica da população", frisou.

O Grupo Entre Folhas foi criado em 1989, pela iniciativa de estudantes de diversas áreas da Agronomia e Biologia, com apoio da Professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Percília Dolores Valença. Em 1991, já mais estruturado e contando com apoio efetivo da UFV, o grupo foi transformado em uma Organização Não-Governamental (ONG), sendo classificado dentro da categoria ambientalista. Ao longo dos 30 anos de existência, o projeto já contou com a participação de centenas de pessoas, entre estudantes, funcionários ou oriundos da população de Viçosa e região, promovendo: serviços de estágios supervisionados a estudantes, pesquisas de graduação e pós-graduação, cursos de extensão durante a Semana do Fazendeiro, Ciclos de Palestras sobre plantas medicinais e qualidade de vida, recebimento de visitantes de escolas de Viçosa e região, bem como diversas outras atividades que são computadas como serviços prestados pela UFV à comunidade.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi