Câmara realiza ação de conscientização do Outubro Rosa

por Assessoria de Comunicação publicado 29/10/2019 16h45, última modificação 30/10/2019 10h08

O Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa Legislativa, utilizou a Tribuna na reunião Ordinária da terça-feira (29) para celebrar o sucesso da campanha de prevenção ao câncer de mama referente ao Outubro Rosa, realizada pela Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a União de Ensino Superior de Viçosa (Univiçosa), na manhã do sábado (26). Além de Antônio Elias, os vereadores Sávio José (PT), Vice-Presidente, Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) e a Vereadora Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB) participaram da ação.

O evento teve como objetivo a realização da coleta para exame preventivo e orientações às mulheres sobre o autoexame das mamas, contanto ainda com medições de pressão e testes de glicemia. Foram realizadas cerca de 20 coletas para exame preventivo e orientações para autoexame, 380 testes de glicemia e, aproximadamente, 450 pessoas tiveram suas pressões medidas.

De acordo com a Enfermeira Obstetra Jaqueline Valente, esse é um momento para ressaltar a importância do cuidado e auxiliar a mulher que está enfrentando o câncer de mama “é uma forma de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer”, completa. As mulheres que compareceram ao evento parabenizaram a iniciativa e ficaram felizes com a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a prevenção da doença. Maria Efigênia Silva, que participou da mobilização, se mostrou grata pela realização da campanha “é muito importante que a gente tenha esse espaço aqui, onde estamos recebendo orientações tão úteis”, disse.

Outubro Rosa

O Presidente Antônio Elias, destacou o papel que a atual Mesa Diretora junto aos demais parlamentares vem buscando desempenhar com a comunidade local “essa ação é reflexo do nosso constante trabalho para servir a população viçosense e aproximar a nossa Câmara Municipal de nosso povo. Não poderíamos deixar um mês tão importante para a prevenção do câncer de mama passar em branco”, afirmou.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi