Vereadores recebem esclarecimentos sobre Eleições do Conselho Tutelar

por Assessoria de Comunicação publicado 30/10/2019 10h55, última modificação 09/01/2020 11h14

Atendendo ao Requerimento de nº 054/2019, de autoria do Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), a Câmara Municipal  recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (29), a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e ex-Presidente da Casa, Vera Saraiva, a Vice-Presidente do CMDCA e representante da Prefeitura de Viçosa, Fabiana Ribeiro Sousa Lima e a responsável pela Secretaria Executiva do CMDCA, Maria Cristina Ramos Martins, para tratar das Eleições 2019 do Conselho Tutelar de Viçosa, realizadas em outubro.

Três das cinco Conselheiras eleitas e que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020 também estiveram presentes na reunião, foram elas: Samara Ribeiro, Marcia do Fundão e Professora Tutty.

O Vereador Toti inicialmente agradeceu a presença das convidadas e das futuras conselheiras, saudando-as pela conquista “fico muito grato por vocês terem aceitado esse convite e parabenizo a todas as eleitas para o Conselho Tutelar, pois tenho certeza que farão um grande trabalho”, disse. Em seguida, o parlamentar questionou possíveis melhorias nas próximas eleições do Conselho “eu e os demais vereadores que fomos votar no dia, presenciamos muitas críticas da população por isso eu gostaria de saber se há alguma forma de melhorarmos a logística, talvez dividir Viçosa em zonas para poder fazer uma votação mais tranquila e rápida”, disse.

A Presidente do Conselho, Vera Saraiva, a princípio, justificou parte do atraso em função da forma de trabalho desenvolvida pelo CMDCA “nós somos um conselho voluntário, ele é composto por membros governamentais e não governamentais, com as funções de propor, deliberar e controlar as políticas públicas no Município”, explicou. Sobre o processo eleitoral Vera assumiu as dificuldades, citando o alto número de eleitores como uma das justificativas “houveram falhas, realmente. Jamais esperávamos os quase 2 mil votantes, então na próxima, daqui a 4 anos, pensaremos numa forma de descentralizar essa eleição, e já deixo aqui o pedido por mais apoio, pois dessa vez tivemos, apenas, uma central de apuração. Nós já montamos uma Comissão Eleitoral e estamos, sim, pensando em formas de descentralizar e agilizar o processo”, justificou.

Já a Vice-Presidente da CMDCA, Fabiana Lima, completou a explanação de Vera quanto as dificuldades no processo eleitoral “nós só trabalhamos com um servidor, que foi feito por um voluntário do Conselho e mais dois computadores, todos emprestados, impressora cedida por essa Casa também. Então tivemos uma falha de logística, mas porque realmente trabalhamos com o que tínhamos”, completou.

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, reconheceu os problemas durante a votação, mas parabenizou a legalidade do processo “ vi muitas denúncias de fraude Brasil afora, aqui tivemos problemas de organização mas acredito que a lisura e transparência do processo foi cumprida”, disse. Os vereadores Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB), agradeceram a participação e os esclarecimentos que as convidadas deram a Casa.

O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), celebrou a oportunidade do diálogo entre as partes "hoje pudemos tirar dúvidas e falar do importante trabalho feito por essas pessoas. Pude ver no processo a idoneidade, lisura e o trabalho em equipe, e tenho certeza que essa eleição vai servir de lição para as próximas", concluiu.

Texto: Thiago Fernandes

Foto: Igor Gama