Parlamentares discutem sobre Licitação do SAAE

por Assessoria de Comunicação publicado 23/10/2019 12h10, última modificação 23/10/2019 13h28

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) utilizou a Palavra Livre, durante a reunião Ordinária da terça-feira (22), para fazer questionamentos ao Poder Executivo em relação a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barrinha e a locação de veículos para uso do Município pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) também participou da discussão.

Idelmino relembrou a obra da ETE/Barrinha, iniciada em novembro de 2014, que foi paralisada por erros no projeto. O parlamentar se mostrou preocupado visto que, em agosto deste ano, a Câmara aprovou empréstimo no valor de R$ 7.000.000,00 milhões para a retomada da obra, que ainda não foi iniciada “ainda não foi realizada a publicação do edital de contratação da empresa que irá retomar a obra. A minha preocupação é que a Prefeitura corra o risco de perder o recurso porque, nesse caso, teríamos que devolver R$ 4.500.000,00 milhões que já foram empregados na obra. Peço ao Executivo que publique o Edital o mais breve possível”, disse.

O vereador ainda questionou o tempo regimental de resposta extrapolado pela Prefeitura à Indicação nº 472/2019, que solicita ao Poder Executivo uma cópia do Processo Licitatório n° 022/2019, cópia do empenho e cópia do contrato referentes à contratação de empresas para a locação de 40 veículos de acordo com o supracitado processo licitatório. Para Idelmino, os veículos deveriam ser comprados “a Prefeitura não compra veículos há cinco anos para atender o Município. Com o valor da locação, de aproximadamente R$ 1.300.000,00 milhão durante o ano, além dos custos com combustível, seria possível comprar veículos novos”, comentou.

A Vereadora Brenda respondeu ao questionamento de Idelmino, relembrando a visita do Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luciano Piovezan Leme, à Casa Legislativa em agosto deste ano para detalhar as vantagens da locação dos veículos “Luciano explicou que o Município não arca com documentação e nem manutenção dos veículos. Os carros da administração pública apresentam grande desgaste pelo uso intenso e, segundo a Prefeitura, foi realizado um estudo detalhado dessa economia”, concluiu.

Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi