Preservação do São Bartolomeu em pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 16/10/2019 14h40, última modificação 16/10/2019 15h05

A Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (15) contou com a participação do membro do Conselho Gestor da Associação de Proteção Ambiental (APA) do São Bartolomeu (APA), e ex-Vereador da Casa Legislativa entre 2001 e 2004, Rafael Bastos, que falou sobre o impacto das emendas do Plano Diretor na preservação do Ribeirão São Bartolomeu. O assunto repercutiu entre os parlamentares.

O cidadão explicou que as emendas propostas interferem diretamente no ribeirão, visto que o Paraíso abriga a nascente do São Bartolomeu, destacando ainda a importância da APA “a instalação da Associação nos permitiu ter uma gestão sustentável da bacia que, além de ser fonte de recursos hídricos, também tem grande importância cultural”, explicou. Rafael acrescentou que possíveis intervenções na bacia deveriam passar pelo Conselho “não vou entrar no mérito do que está sendo proposto para aquelas regiões, só quero atentar ao fato de que o Conselho precisa participar dessas discussões. Não podemos regulamentar apenas no Paraíso, independente do resto da Bacia, pois a sustentabilidade ambiental depende de uma logística como um todo. Peço aos vereadores para acelerar o processo de formulação do plano de manejo para regulamentarmos toda a Bacia”, solicitou.

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa e coordenador dos trabalhos do Plano Diretor, comentou a participação de Rafael citando a construção do documento “o trabalho de condução do Plano percorre um longo percurso, passando por comissão, audiência pública e consultas à população, e claro sempre deve ser aprimorado. Essa é a importância do debate”, disse, agradecendo a participação do cidadão. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) apoiou a fala do cidadão, sugerindo que “para a votação, precisamos considerar que é uma área de preservação ambiental que ainda não tem seu manejo”, disse.

Os vereadores Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) e Edenilson Oliveira (MDB) ressaltaram a importância de se atentar a questões que envolvem o meio ambiente “esse é um ponto muito relevante, queremos um Plano Diretor que atenda a todos”, disse Montanha. O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) lembrou que já havia votado, em reunião interna, a inclusão do Conselho nas discussões “precisamos ouvir aqueles que são capazes de agregar às discussões para alcançarmos o melhor para o Município”, concluiu.

Texto: Isabela Monteiro

Foto: Thiago Fernandes