Situação da Pessoa Autista em destaque na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 09/10/2019 14h55, última modificação 09/10/2019 15h08

“Não é o autista que precisa se adaptar a sociedade, a sociedade é que tem que aprender a conviver com o autista”. Foram estas as palavras do cidadão Cássio Santos Martins para defender as pessoas autistas, em sua participação na Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (08). A sessão ainda contou com a aprovação do Projeto de Lei n° 030/2019, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), que altera a Lei n° 2031/2010 incluindo a pessoa autista como beneficiária do passe livre.

Cássio iniciou sua fala agradecendo o empenho da Casa Legislativa na luta da pessoa autista e apresentou os sintomas do autismo, citando que a condição é um distúrbio que afeta a comunicação, capacidade, aprendizado e adaptação da criança, que tem dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas, dando mostras de viverem em um mundo isolado. O cidadão ainda destacou a importância do respeito da sociedade para com as pessoas autistas “as pessoas precisam aprender a distinguir uma pirraça de uma crise, pois alguns autistas apresentam comportamentos de ansiedade e agressividade. Temos direito de conviver com nossos filhos em sociedade, sem que a sociedade os evite, poder ir a praça, a restaurantes, sem escutar comentários maldosos”, disse.

Cássio também pediu atenção do Poder Público com relação ao cumprimento do Projeto de Lei nº 022/2019, também de autoria do Vereador Idelmino, que estabelece obrigatoriedade aos estabelecimentos públicos e privados do Município de inserirem nas placas de atendimento prioritário o Símbolo Mundial do Autismo, aprovado pela Casa e sancionado pelo Executivo, mas que até o momento não foi colocado em prática pelos estabelecimentos, segundo ele no dia anterior sua esposa e seu filho que também são autistas foram vítimas de preconceito ao se sentarem em um assento preferencial do transporte coletivo municipal.

O Vereador Professor Idelmino parabenizou Cássio pela ocupação de Tribuna, afirmando que não existem motivos para agradecimento da população, pois a Casa está fazendo apenas seu papel. De acordo com o parlamentar, o Projeto de Lei n° 030/2019 “visa ampliar os direitos das pessoas autistas, permitindo-os gozar de certos benefícios necessários para que possam exercer a suas respectivas cidadanias de modo mais amplo e materialmente igualitário”, disse.

Idelmino ainda apresentou um Ofício solicitando ao Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), a anulação da votação do Projeto de Lei n° 031/2019, de sua autoria, ocorrida na reunião da terça-feira (01). O Projeto em questão altera a Lei n° 2658/2017 para incluir o autista no rol dos beneficiários das vagas de estacionamento rotativo.

Texto e montagem: Igor Gama

Foto: Thiago Fernandes