Vereador busca implantação do SAMU em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 30/10/2019 11h40, última modificação 30/10/2019 13h45

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) falou sobre a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Viçosa, na reunião Ordinária da terça-feira (29).

De acordo com o Vereador Helder na quinta-feira (24) (foto) houve uma reunião na sede do Corpo de Bombeiros de Viçosa com o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Antônio Schitini, representando o Prefeito Ângelo Chequer (PSDB), o Capitão Patrick Tavares e representantes da instituição. Durante o encontro os presentes discutiram a viabilidade de implantação do SAMU na cidade, visando a melhoria no atendimento de emergência em Viçosa e região. Na ocasião o Corpo de Bombeiros de Viçosa se colocou à disposição para a implementação do serviço 193 junto à sede da corporação, criando a Central de Regulação Médica e para ajuda de verificação junto à Secretaria do Estado de Saúde (SES), através da integração que existe hoje entre Bombeiros e Samu, em diversas cidades da região Sudeste do País.

Helder destacou sua luta que vêm desde 2017 na busca da criação do SAMU bem como de uma rede de emergência em Viçosa “iniciei esse mandato comprometido a buscar melhorias para nossa saúde e vamos até o fim nessa luta. Estamos vendo as dificuldades no transporte de urgência pelas quais o Município passa e queremos melhorar essa situação”, afirmou. O vereador também agradeceu o compromisso demonstrado pelo Secretário Marcus e pelo Corpo de Bombeiros, na figura do Capitão Patrick “fico muito feliz em ver que eles abraçaram a causa, e tenho certeza que juntos estaremos ainda mais fortes ”. E concluiu "quero aqui, em especial, salientar o empenho do Marcus, que inclusive já elaborou o projeto, com mais de 300 páginas, que será encaminhado ao Ministério da Saúde".

Com relação ao investimento a contrapartida do Município será no valor já utilizado no serviço de UTI móvel, assim não haverá grande impacto financeiro e sim reorganização dos serviços, como definiu o Secretário Marcus. Já para a aquisição dos materiais da Central de Regulação e ambulâncias, o Município fará solicitação junto ao Deputado Federal Rodrigo de Castro (PSDB) e o Deputado Estadual Roberto Andrade (PSB).

Texto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi