Vereador fala sobre operação no HSJB

por Assessoria de Comunicação publicado 23/10/2019 11h55, última modificação 23/10/2019 13h38

O Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa Legislativa, falou sobre a Operação Policial realizada visando apurar possíveis irregularidades no Hospital São João Batista (HSJB). O parlamentar levantou o assunto em sua ocupação de Tribuna na reunião Ordinária da terça-feira (22).

A operação citada pelo vereador ocorreu na manhã do mesmo dia por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional da cidade de Visconde do Rio Branco e da Promotoria de Justiça de Viçosa, com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar. Na ocasião foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão, dois em residências particulares e o terceiro nas dependências do HSJB.

A busca por respostas para os problemas relacionados a situação financeira da instituição vem sendo uma bandeira do Presidente da Casa, que no mês de julho esteve na sede do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, órgão ligado ao Tribunal de Contas, com a Diretora Giovanna Bonfante, quando repassou um documento relatando a situação pela qual passa o São João Batista, o qual já foi encaminhado a um procurador do órgão que está a cargo das investigações. Anteriormente a Casa já havia recebido denúncia em que um funcionário do hospital, buscando auxílio do Poder Legislativo, relatou a carência de materiais básicos, medicamentos, médicos, atendimentos de sobreaviso de cirurgia e ortopedia, além de atraso salarial, não pagamento do 13º salário referente ao ano passado e problemas no recebimento de férias pelos funcionários. O denunciante também citou que o possível desvio de recurso financeiro na gestão da folha de pagamento na casa dos R$ 500 mil divulgado pela imprensa local poderia superar o valor de R$ 1 milhão.

Já no mês de agosto os vereadores Antônio Elias e Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) apresentaram a Indicação n° 348/2019 solicitando que fossem informados a Casa os valores dos repasses feitos pelo Município ao Hospital São João Batista, bem como a prestação de contas do hospital com relação a aplicação dos recursos, dos anos de 2018 e 2019.

De acordo com Antônio Elias a ação deve ser celebrada pela população, uma vez que o hospital tem grande importância não apenas para o município de Viçosa, como para adjacentes “milhares de cidadãos dependem desse hospital, não podemos deixar que a sociedade e a instituição sejam prejudicadas por pessoas mal intencionadas”, afirmou. O parlamentar garantiu que a Casa continuará acompanhando o caso de perto “podem ter certeza que vamos seguir buscando justiça para dar esse retorno a nossa população, pois além da questão de atendimento na área da saúde, todos contribuem com o hospital por meio de seus impostos e merecem saber o que vêm ocorrendo", concluiu.

Texto: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro