Conselho do Orçamento Participativo busca parceria para captação de recursos
O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), que preside o Conselho do Orçamento Participativo (CMOP), reuniu-se, na sexta-feira (08), com representantes do Núcleo de Elaboração de Projetos (NEP) do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de firmar parceria entre o Projeto e o Orçamento Participativo, previsto pela Lei do nº 1521/2002, que regulamenta a participação popular nos processos de elaboração e fiscalização das matérias orçamentárias do Município.
Em setembro, o Conselho, órgão de participação direta da comunidade que propõe, fiscaliza e delibera sobre as matérias referentes às políticas orçamentárias de Viçosa, realizou Assembleia, em que os presentes indicaram a necessidade de investimentos em programas municipais nas áreas de cultura, educação, saúde, obras, desenvolvimento e segurança. Desde então, Geraldão, como Presidente do Conselho, busca formas de ampliar os recursos públicos municipais por meio de editais e emendas parlamentares “o nosso objetivo é otimizar os valores, que serão destinados ao atendimento das demandas que foram apontadas na Assembleia”, explicou.
O vereador esteve, então, com representantes do NEP, composto por especialistas de elaboração de projetos que atendem às atividades públicas com oportunidades de captação de recursos, para firmar a parceria “o NEP já estrutura projetos para o Município, e essa é uma oportunidade para o atendimento das nossas demandas sociais e econômicas. Queremos colocá-los a par das deliberações do Conselho”, disse. Durante o encontro, foram realizados acertos finais da parceria e ficou acordado o acompanhamento dos editais abertos e a participação no Conselho “definimos que o NEP irá participar das reuniões do CMOP para acompanhar as deliberações e encaminharemos os editais", concluiu Geraldão.
Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi