Racismo nas escolas é tratado na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 27/11/2019 10h05, última modificação 27/11/2019 13h21

A cidadã Aline Moreira, membro do 'Coletivo Pretas', que luta contra o preconceito racial em vários espaços de Viçosa, leu na Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (26), uma carta denunciando o racismo nas escolas do Município. O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, apresentou o Requerimento nº 062/2019, que tem coautoria do Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti), solicitando uma audiência pública para tratar do assunto.

Na leitura do documento Aline destacou que o racismo no ambiente escolar ainda se faz muito presente e que marcas, naturalizadas e cruéis, permanecem no convívio dos estudantes sendo reproduzidas por educadores. A representante do Coletivo Pretas fez esta crítica diretamente para o corpo estudantil “até quando, os educadores, mediadores da construção do conhecimento, formadores de opinião, continuarão a reproduzir falas, gestos e ações baseadas em preconceitos que desqualificam as crianças e os jovens negros?”, indagou.

Por fim, a cidadã solicitou a Casa Legislativa a realização de uma audiência pública para debater esse problema “diante disso, vemos a necessidade de tornar público esse problema, propondo às autoridades locais, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal de Viçosa, Secretaria de Educação, coordenação pedagógica das escolas, para enfrentar essa realidade escolar”, finalizou.

O Vereador Sávio, que também é professor, saudou a coragem e determinação de Aline por trazer essa pauta a Casa “semana passada, tivemos atividades da 'Semana da Consciência Negra', mas todo dia é dia de discutir racismo até que ele seja realmente liquidado”, afirmou. O parlamentar reforçou a necessidade de se dar atenção as pautas levantadas pela jovem “devemos acabar com a cultura da violência e do estupro principalmente nesses espaços e aprender o verdadeiro valor dos negros e das negras, que podemos estar em todos os espaços da política, lideranças e nas universidades públicas”, disse.

O Requerimento nº 062/2019 tem o propósito de discutir a realidade nas escolas e elaborar estratégias efetivas no combate ao racismo nos educandários. A data da sessão ainda será definida.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi