Parlamentares recebem esclarecimentos do Prefeito sobre o Plano Diretor

por Assessoria de Comunicação publicado 13/11/2019 12h40, última modificação 13/11/2019 13h34

O Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB) prestou esclarecimentos sobre o Projeto de Lei n° 019/2017, de sua autoria, que trata do Plano Diretor de Viçosa na reunião Ordinária da terça-feira (12). Na ocasião o gestor municipal, foi convidado pelo Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), com aprovação dos demais parlamentares, a compor a mesa durante a sessão.

A presença do Prefeito foi motivada pelas críticas recebidas na Tribuna Livre no início da reunião, quando os cidadãos Rodrigo Bicalho e Carlitos Alves dos Santos, ex-Vereador e que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Obras e Serviços Urbanos do Município, questionaram o Ofício n° 0997/2019 em que o Chefe do Executivo havia solicitado a retirada de pauta do Plano Diretor, ocasião que Rodrigo inclusive tratou-o como “covarde”. De acordo com o Prefeito, o documento buscava apenas atender uma solicitação do próprio Rodrigo, junto a alguns empresários, que pleiteavam possíveis alterações no Projeto. Ao final de seu pronunciamento Ângelo retirou o Ofício anteriormente enviado e afirmou que o Plano continuará a disposição da Casa para votá-lo quando julgar apropriado e não haverá mais diálogo com o setor da construção civil.

Ângelo lembrou que desde a votação do 1° Plano Diretor no ano de 2003, a Casa sofre pressão de diversas camadas da população contrárias a aprovação da matéria, no entanto, o documento atual foi exaustivamente debatido visando atender a sociedade da melhor forma possível “política se faz com construção, com diversas mãos. Tivemos um Plano discutido como nunca, de forma republicana, democrática, alterando pontos que poderiam ser modificados”, disse. O Prefeito ainda criticou interferências externas no andamento dos trabalhos “quem não quer ver esse Plano Diretor ser aprovado vai encontrar vírgula por vírgula para sempre retardar sua aprovação. São pessoas que não tem o mínimo de comprometimento e responsabilidade com a cidade. Se não votarmos esse plano estamos contribuindo para ordem e regresso”, afirmou.

O Presidente Antônio Elias lamentou o episódio “ficamos muito tristes com isso, conheço o Prefeito, lutou muito para chegar onde chegou e com certeza não é um covarde”, disse. Antônio Elias ainda falou sobre o papel dos parlamentares e a posição da Casa perante a situação “temos coragem de votar qualquer projeto, a favor ou contra, com o plenário cheio ou vazio. Vamos colocar o Plano Diretor para ser votado, independente de ser aprovado ou não, estou disposto a enfrentar os desafios que vieram para essa Casa”, destacou. O parlamentar lembrou das diversas discussões do Projeto já realizadas, e da aprovação na 1ª votação “tratamos do Plano durante todo ano, ganhamos de 14 a 0, na 1ª votação, os delegados aprovaram o Plano durante a Audiência Pública e com certeza vamos contra esses empresários que lamentavelmente estiveram aqui hoje para fazer pressão, mas não vão nos intimidar”, concluiu.

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi