Parlamento do Idoso recebe esclarecimentos sobre implantação de núcleo do Hemominas

por Assessoria de Comunicação publicado 14/11/2019 17h20, última modificação 14/11/2019 17h33

A reunião Ordinária do Projeto ‘Parlamento do Idoso’ (PI) 2019, realizada na quarta-feira (30), contou com a presença da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública da Câmara Municipal. A vereadora prestou esclarecimentos sobre a implantação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Viçosa, que será vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, por intermédio da cooperação entre a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) e a Prefeitura Municipal

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e a Vereadora Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB) também compareceram à reunião, juntamente a alguns dos futuros parlamentares idosos que irão assumir a gestão em 2020.

A Vereadora Brenda, convidada pelos parlamentares idosos, ocupou lugar à mesa e contou como está sendo o processo para a implantação do posto de coleta de sangue em Viçosa, “fiquei muito feliz de poder levantar esse tema aqui, para que vocês que são (vereadores) parlamentares idosos vejam como não é fácil as coisas saírem do papel. Todo esse procedimento vai fazer 3 anos mas, imagino que daqui a pouco doar sangue aqui na cidade vai ser uma realidade”, afirmou.

Na sessão, os parlamentares idosos cobraram respostas do Poder Executivo sobre demandas não atendidas, o Parlamentar Idoso Luiz Carlos Silva alegou que está há dois anos no PI e até hoje não recebeu nenhuma resposta para suas solicitações “é um descaso, a comunidade idosa não está acomodada, nós vamos a busca e quem está no Poder não nos dá credibilidade”, desabafou. Além disso, o Parlamentar Idoso Oseas Sebastião Amorim pediu maior mobilização relacionada à campanha do Novembro Azul, “tudo está muito parado, é preciso conscientizar os homens e leva-los para fazer os exames”, declarou.

O Projeto Parlamento do Idoso, de autoria do Vereador Geraldão, foi instituído pela Resolução nº 006/2017, e tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo pela participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões do Projeto acontecem quinzenalmente, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi