Vereadora realiza reunião para discutir Polo da Moda

por Assessoria de Comunicação publicado 11/11/2019 16h55, última modificação 11/11/2019 17h49

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) reuniu-se, pela primeira vez, com as costureiras, estilistas e artesãs inscritas no Polo da Moda com o objetivo de pensar em ações para melhorar o setor. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal, e também contou com a participação do Analista Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Galvão Emerick, da Professora do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Tereza Angélica Bartolomeu, que representou a instituição, do Chefe do Departamento de Turismo do Município, Rafael Coelho e da Presidente da Associação de Artesãos Ativarte e voluntária do Projeto Viçosa de Voluntários, Tânia Mara.

Na quinta-feira (07), a Vereadora Brenda, acompanhada dos já citados, participaram do 'Seminário Regional de Moda', em Muriaé. O evento, que tratou sobre varejo e mídias sociais, ocorreu no Serviço Social da Indústria (SESI) como iniciativa do SEBRAE e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e foi citado pela parlamentar no encontro  "o município de Muriaé está a nossa frente no assunto, e essa visita foi muito importante para aprendermos com ele e adaptarmos ideias que podem ser implementadas em Viçosa", explicou.

Durante o momento, as participantes apresentaram seus trabalhos e especializações, que incluem enxoval, bijuterias, artesanato, bordados, confecções e costuras e apontaram problemas que o setor enfrenta no Município, como a falta de apoio e desvalorização pelo comércio local. De acordo com a Vereadora Brenda, foi definido que serão realizados eventos para expor os trabalhos das empreendedoras “organizaremos eventos que poderão incluir oficinas, parcerias, participação em stands e feiras. É muito importante que o poder público crie espaços para que elas possam valorizar seus produtos, além de trabalhar em conjunto para pensar em ações de curto, médio e longo prazo para melhorar seus negócios”, comentou. Já Galvão sugeriu que as empreendedoras formalizassem seus trabalhos com a aquisição do Microempreendedor Individual (MEI) com o objetivo de facilitar a formalização de atividades econômicas e elogiou a iniciativa de criação do Polo “a economia do Município não se sustenta mais pelo público estudantil, por isso apresenta-se a necessidade de empreender e mudar a linha de geração de renda. É muito gratificante ver vocês correndo atrás disso, contem com o apoio do SEBRAE”, disse.

O Polo da Moda realizará uma série de reuniões que buscarão melhorias para o setor e a criação de uma legislação que atenda aos mesmos. A ação é mais uma iniciativa do Projeto 'Viçosa de Voluntários', da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, presidida pela Vereadora Brenda Santunioni.

Texto: Isabela Monteiro
Revisão e foto: Mônica Bernardi