Vereadora será tema de Mestrado sobre causa LGBT e representatividade

por Assessoria de Comunicação publicado 05/11/2019 17h55, última modificação 06/11/2019 15h55

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) recebeu em seu gabinete, na tarde da terça-feira (05), o estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Jinx Vilhas Maurício da Silva, que apresentou a proposta de trabalhar a trajetória da vereadora em seu projeto de mestrado “Política, transgeneridade, preconceito: a trajetória de uma vereadora no interior de Minas Gerais”.

A pesquisa já foi aprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nos Programas de Pós Graduação em Antropologia Social, e poderá ser iniciado em 2020. O estudante ainda espera pelo resultado da Universidade de São Paulo (USP), que será divulgado na segunda-feira (11).

Jinx contou que a ideia do projeto surgiu a partir de sua iniciação científica, a qual estudou trajetórias e sociabilidade de estudantes LGBT na UFV “quando fui reconstruir parte do histórico LGBT em Viçosa, descobri que a Vereadora Brenda estava envolvida em alguns debates e conflitos no fim dos anos 80 e começo dos anos 90, e isso me despertou interesse”, explicou.

A Vereadora Brenda agradeceu a dedicação do estudante em trabalhar com sua trajetória “sinto muito orgulho de ser uma mulher trans e de minhas conquistas até chegar onde estou. Fico feliz de fazer parte de uma causa tão importante, precisamos que isso seja debatido na sociedade”, afirmou. A parlamentar ainda reforçou o total apoio a iniciativa “vou acompanhá-lo juridicamente e se precisar de alguma coisa, irei me atentar em ajuda-lo”, concluiu.

O projeto de pesquisa, “Política, transgeneridade, preconceito: a trajetória de uma vereadora no interior de Minas Gerais”, tem o objetivo de compreender as dinâmicas, os processos políticos e os sociais envolvidos na trajetória da Vereadora Brenda Santunioni, dentro do campo da Antropologia. Jinx poderá coloca-lo em prática acompanhando todo o percurso político da vereadora pelos próximos 2 anos.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi