Câmara recebe Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 11/12/2019 15h10, última modificação 11/12/2019 18h20

Na reunião Ordinária desta terça-feira (10), a Câmara recebeu a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Raissa Rosa, que apresentou as metas e ações que o setor social almeja para o próximo ano. O convite foi feito pelo Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) por intermédio do Requerimento nº 060/2019.

Ao justificar o convite, o Vereador Geraldão enfatizou a importância de reforçar essas Políticas Públicas e a presença do setor em Viçosa, “é um espaço ainda de muito debate. O setor, que infelizmente ainda não é configurado como um departamento, vem servindo como uma espécie de defensoria das mulheres e precisamos, ainda, reforçar esses direitos no espaço de trabalho, no mundo político ou em quaisquer ambientes que elas desejam”, explicou.

Raissa, como lhe foi solicitado, apresentou os Projetos que o setor deve iniciar em 2020. Eles são ‘Permita que eu Fale!’, com o intuito de promover uma cartografia de afetos das mulheres viçosenses, que buscará lidar com a violência psicológica, ‘Sempre Fiquei Quieta, Agora Vou Falar’, que enfrentará a violência de gênero, racial e habitacional, ‘Sei do Meu Valor e a Cotação é Dólar’, que tratará da autoestima das mulheres e o ‘Caso é o Seguinte...’, que terá o foco nas escolas e lidará com relatos de mulheres sobre situações machistas e opressoras que vive-se na sociedade de Viçosa.

Além disso, explicou algumas das ações sociais que tentará implementar na comunidade “iremos promover debates também a respeito das redes sociais e tentar ampliar o conhecimento e o manuseio das mulheres nelas para que tenham o domínio da comunicação online e tentar implementar na cidade terapias voltadas especificadamente para o público feminino”, informou. Por fim, finalizou apresentando a Campanha Sobre Masculinidade Tóxica que será um projeto voltado para tratar o comportamento machista, promover debates com homens e estimular a masculinidade afetiva.

Sobre as terapias para as mulheres, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) levantou uma problemática “agradeço pela sua presença Raissa e gostaria de saber o seguinte: será uma luta muito grande para que o sistema de saúde tenha essas terapias implementadas, você tem alguma sugestão para que fujamos do engessamento público?”, perguntou. Raissa explicou sua ideia “acredito que o primeiro passo é começar. Viçosa tem mulheres que trabalham com isso e que se propuseram em ser voluntárias, então começaríamos com essa rede de voluntários para já ganharmos atenção dos outros setores”.

Os vereadores Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB) e Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) parabenizaram Raissa pelos projetos apresentados e pela movimentação que ela se propõe a fazer. O Vereador Professor Idelmino reforçou “até hoje, nessa Casa, não vi uma pessoa falando de forma tão clara e transparente como você falou aqui. Desejo-lhe boa sorte e sucesso nas suas conquistas, que até agora estão sendo ótimas para a comunidade”. O Vereador Arlindo abraçou a ideia e se propôs a ajudar “abraço suas iniciativas e muito obrigado por retornar com essa pauta aqui nessa Casa. No que você precisar, pode contar com o meu apoio”.

O Vereador Geraldão pediu a observação de Raissa quanto aos desafios que ela identifica para a concretização das ações e perguntou, por fim, se ela pensou na possibilidade de conglomerar outras instituições no convênio do Programa Casa das Mulheres para servir de apoio a causa “o principal desafio agora é pensar na importância de ter uma estrutura boa, pois não é certo eu falar para a mulher que ela é vítima de qualquer tipo de violência sem que ela tenha um espaço físico para que se sinta confortável e acolhida. Só assim podemos pensar nas próximas etapas”, atentou a cidadã e confirmou, “sim, estamos conversando com a Univiçosa e outras instituições que trabalham diretamente ou indiretamente com mulheres”.

Texto: Thiago Fernandes

Foto: Isabela Monteiro