Plano de Mobilidade é tema de discussão na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 11/12/2019 13h45, última modificação 11/12/2019 17h56

O Plano de Mobilidade foi destaque nas discussões da reunião Ordinária da terça-feira (10). A cidadã Marcilene Aparecida Lopes utilizou a Tribuna Livre para questionar o Projeto de lei nº 055/2019, que dispõe sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa (PlanMob-Viçosa), aprovado em 1ª votação na reunião Ordinária da terça-feira (19), e o assunto repercutiu entre os vereadores.

A cidadã, representante dos comerciantes do Shopping Chequer, questionou, em sua fala, a possibilidade de demolir a área comercial com a aprovação do projeto “vimos no jornal que será demolido, e vim perguntar aos vereadores como será o emprego de todas as pessoas envolvidas que dependem desse trabalho para sobreviver”, comentou. De acordo com Marcilene, o assunto tem gerado revolta entre os comerciantes “nos sentimos traídos com essa informação, e esperamos que os vereadores nos apoiem para encontrarmos, juntos, uma saída para essa situação”, disse.

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, esclareceu o assunto “o Plano de Mobilidade trata de vários aspectos do Município, entre eles o Shopping Chequer. No entanto, não se trata apenas de demolir e retirar os trabalhadores, trata-se de possíveis mudanças do terminal rodoviário, utilizando o espaço atual para alocar as lojas que estão inseridas no local”, explicou. Para Sávio, o novo espaço pode oferecer diversos benefícios aos comerciantes “a alocação tem o objetivo de trazer mais conforto e estrutura tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores, com praça de alimentação, banheiros e mais espaço”, apontou o parlamentar.

De acordo com o Vereador Edenilson Oliveira (MDB), as informações do jornal consultadas por Marcilene são tendenciosas “algumas pessoas estão tratando do tema de forma inverídica, estar em um jornal não significa ser verdadeiro. Entendemos a luta dos comerciantes, por isso convido a todos a participarem das discussões do projeto nesta Casa para esclarecer suas dúvidas”, disse. Já o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) manifestou sua opinião contrária à aprovação do Plano “os trabalhadores assustaram com a notícia de que o projeto pode interferir diretamente em suas vidas. Erramos ao aprovar o Plano de Mobilidade, deveríamos ter estudado e analisado mais antes da aprovação”, enfatizou.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) demonstrou sua indignação com o desentendimento “o projeto fala claramente que acontecerá a demolição do Shopping Chequer e realocação das lojas nele existentes no terminal rodoviário. Em momento algum, o projeto diz que o emprego dessas pessoas será tirado. Foi um equívoco do jornal, por isso é tão importante o discernimento entre as notícias e a leitura fiel do projeto”, apontou. A Vereadora Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) completou, citando o Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB), autor do Plano “nunca será o objetivo do Prefeito acabar com a fonte de renda dessas pessoas. Tanto o Executivo quanto os vereadores têm boa índole e querem oferecer cada vez mais oportunidades à população”, disse. O Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) concordou “não temos vereadores que querem prejudicar a nossa população, e todos votaram a favor. Precisamos conhecer o Plano, pois derrubar o shopping nunca entrou em discussão”, argumentou.

Para o Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, a mudança no terminal rodoviário já iria acontecer, e a medida busca atender melhor o comércio local “estudamos muito o projeto antes de aprová-lo, pensando em formas de atender o Município como um todo”, enfatizou. A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) concordou com o colega “essas discussões são muito importantes para que todos saiam satisfeitos. O Plano foi analisado durante um ano e aprovado após todos os parlamentares concordarem que essa é a melhor medida para o Município”, concluiu.

Texto: Isabela Monteiro

Montagem: Igor Gama