Projeto que institui o 'Dia Municipal da Fibromialgia' é aprovado

por Assessoria de Comunicação publicado 18/12/2019 15h00, última modificação 18/12/2019 15h21

O Projeto de Lei nº 081/2019, que institui o Dia Municipal da Fibromialgia e apresenta medidas favoráveis a seus portadores, de autoria do Vereador Edenilson Oliveira (MDB), e coautoria da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), foi aprovado em definitivo durante reunião Extraordinária realizada na terça-feira (17), logo após a reunião Ordinária. A cidadã Carmem Coelho, portadora da doença, utilizou a Tribuna Livre para defender a aprovação do documento.

O projeto busca atender a demanda de parte da população de Viçosa que é acometida pela Fibromialgia, doença crônica, ainda de causa desconhecida, que ataca os tecidos fibroso e muscular do organismo, causando dores generalizadas por todo o corpo, sensibilidade ao toque, alterações de memórias e intestinais, depressão, cansaço, entre outros sintomas.

De acordo com o documento, a data constará no Calendário Oficial de Eventos do Município e será comemorada em 12 de maio com a realização de palestras, debates, aulas e seminários com o objetivo de contribuir para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença. O projeto prevê, ainda, que empresas públicas e privadas se tornarão obrigadas a prestar atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia, conforme já destinado aos idosos, gestantes e deficientes, assim como estacionamentos preferenciais, mediante identificação através de cartão adesivo expedido pelo Executivo com comprovação médica.

Em sua fala Carmem relatou que cerca de cinco por cento da população sofre com a doença “precisamos da ajuda de todos vocês, pois se o poder público começar a reconhecer nossa enfermidade, a sociedade também o fará. Esse projeto será um marco em nossa história”, comentou.

O Vereador Edenilson ressaltou a necessidade da aprovação da Lei “queremos dar visibilidade e contribuir para que a população esteja informada quanto a doença, seus sintomas e tratamentos, bem como disponibilizar atendimentos prioritários. Em Viçosa temos aproximadamente 40 pessoas que sofrem com os sintomas, precisamos minimizar o sofrimento desses pacientes", justificou. A Vereadora Brenda parabenizou a participação de Carmem na Tribuna “gostaria de lembrar a importância da população em nos ajudar a construir a nossa legislação ao incentivar a discussão, para que possamos implementar ações a fim de servir e atender a comunidade", finalizou.

Texto: Isabela Monteiro

Foto: Thiago Fernandes