Vereadores esclarecem sobre funções do Legislativo

por Assessoria de Comunicação publicado 04/12/2019 11h45, última modificação 04/12/2019 12h19

As funções do Poder Legislativo ganharam destaque entre os vereadores na reunião Ordinária da terça-feira (03). A discussão se deu em resposta a ocupações de Tribuna Livre que questionaram as atividades dos parlamentares com relação a obras de que o Município necessita.

O primeiro a abordar o tema foi o Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, que apresenta constantes indicações de melhorias estruturais para a cidade “usamos essa Tribuna cobrando, mas quem tem o poder de fazer é apenas o Executivo. Sempre trago demandas do 'Cantinho do Céu', do Silvestre, Santo Antônio, e ficamos na espera de sermos atendidos”, disse.

O Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) também citou as indicações para justificar o trabalho que compete aos vereadores “todas as ruas que estão sem calçamento em Viçosa, duvido que não tenha o pedido de um vereador por melhorias. Qual vereador não quer seu bairro todo calçado? A luta existe e acredito que a mesma indignação da sociedade é a de nós quinze”, afirmou. DJ Ronny ainda destacou que o momento exige atenção da população “chegando as eleições, muitos querem essas cadeiras, algo legítimo, mas alguns falam mentiras, fazem ataques pessoais a quem está aqui, prometendo coisas que são de competência do Executivo”, concluiu.

O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) parabenizou os cidadãos pelo uso da Tribuna, no entanto ressaltou que a condição precária das ruas do Município não são de responsabilidade dos vereadores, apresentando a situação da Rua Porto Firme, no Bairro João Braz, que se encontra com diversos buracos “essa rua por exemplo, um morador do local se ofereceu para arcar com o calçamento desde que a Prefeitura fizesse a rede fluvial e nada foi feito”. Sérgio também falou sobre o papel dos vereadores “não somos funcionários da Prefeitura, não temos que sair 'tampando buraco' na rua, temos que cobrar, fiscalizar, legislar, e tentamos cumprir nosso papel da melhor forma possível”, frisou.

O Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB) seguiu a linha do colega DJ Ronny, afirmando que em véspera do pleito municipal a população precisa ter atenção ao que é feito pela Casa “estamos trabalhando por melhorias na cidade e as eleições vão mostrar quem é quem”, exclamou. A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) falou sobre a importância da consciência política e cobrou responsabilidade dos futuros candidatos “a população tem que saber qual o real papel do vereador e os candidatos, nós ou qualquer outro, precisamos ter responsabilidade durante a campanha, para não enganar as pessoas com falsas promessas”, lembrou.

O Vereador Edenilson Oliveira (MDB) foi outro que citou como os vereadores podem agir para melhorar a cidade “temos de colocar as responsabilidades em seus devidos lugares, temos fiscalizado, buscado e conseguido emendas parlamentares, pedido ao Executivo, que estão entre nossas tarefas”, falou. O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), elogiou a ocupação em massa da Tribuna, celebrando o trabalho feito pela Casa “essa Câmara Municipal tem feito e contribuído muito para o Município, por meio de busca de melhorias junto ao Executivo, apresentação e aprovação de projetos que beneficiam a cidade. Vir aqui e falar de capinas e tapa buracos são cobranças que devem ser feitas ao Executivo, podem ter certeza que estamos do mesmo lado que vocês”, concluiu

Indicações

Ainda durante a reunião Ordinária os vereadores apresentaram diversas indicações reivindicando melhorias na estrutura física da cidade. O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), apresentou as Indicações n°s 567, 568, 575 e 588/2019, solicitando restauração das pinturas das vagas de estacionamento para idosos e cadeirantes na Avenida Santa Rita, vagas de estacionamento para idosos e cadeirantes nas ruas Virgílio Val, Afonso Pena e Gomes Barbosa, o corte de três árvores na Rua José Timóteo em frente a creche no Bairro Santo Antônio. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), a Indicação n° 581 que pede a manutenção de bueiros na Rua dos Passos. A Vereadora Brenda Santunioni, as Indicações n°s 570 e 574, com a construção de quebra-molas na Avenida Vicentina Quintão de Barros, Bairro Santa Clara e o conserto de um poste na Rua Nasser Simão Muanis, Bairro Santo Antônio. As Indicações n°s 576, 577 e 578, da Vereadora Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB), buscam a capina e pavimentação asfáltica para a Rua José Gui Costa, Bairro Estrelas, instalação de novos bueiros, Placa de Regulamentação (Pare) e capina, no Bairro Nova Era, e uma rede fluvial e também capina na Rua São Bento, Bairro Estrelas. O Vereador Sérgio Construtor apresentou as Indicações n°s 580 e 585 solicitando estudo da possibilidade de pavimentação asfáltica na Rua Porto Firme, Bairro João Brás e o cascalhamento da estrada rural do Retiro sentido Mainarte. O Vereador Paulo Sérgio Toti trouxe as Indicações n°s 582, 583, 584 e 586, reivindicando capina, limpeza, rede de captação de água, pavimentação e reforma em diversas ruas da cidade. O Vereador Arlindo Montanha, solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Pedro Alvares Cabral, em frente ao número 176, Bairro João Braz. Já o Vereador Edenilson Oliveira apresentou a Indicação n° 590 pedindo o reparo da massa asfáltica em frente ao Condomínio Vila Rica, no Distrito de São José do Triunfo.

Texto e montagem: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro