Vereador anuncia 'Brasil Amigo da Pessoa Idosa' em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 03/12/2019 16h30, última modificação 03/12/2019 17h38

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) reuniu-se, na manhã da sexta-feira (29), com a Superintendente de Gestão Pública e Governança de Viçosa, Nazildes Gonçalves de Almeida, e o Secretário Municipal de Assistência Social, e ex-Presidente da Câmara, Luis Eduardo Figueiredo Salgado para uma conferência online com o Chefe de Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem. Como foco da discussão esteve a busca do parlamentar pela adesão de Viçosa ao Programa do Governo Federal Estratégia 'Brasil Amigo da Pessoa Idosa', que visa benefícios à terceira idade.

Por intermédio da Indicação nº 562/2019, aprovada na reunião Ordinária de 26 de novembro, de autoria do Vereador Geraldão, foi requerido que o Poder Executivo de Viçosa procedesse com a devida atenção e que aderisse ao Edital de Chamamento nº 014/2019, publicado no dia 07 de novembro, “Manifestação de Interesse de Municípios no Programa 'Vida Saudável' na Modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, que destina Kits para o desenvolvimento de atividades físicas, cognitivas e culturais para a população idosa e promove a capacitação de profissionais para atuarem com esse público.

Na conferência, Leonardo Milhomem esclareceu todas as estratégias e as direções que o Programa visa, bem como os termos e condições que Viçosa precisará seguir para a regulamentação efetiva do 'Vida Saudável' na cidade. Ao final, foi de unanimidade a introdução de Viçosa na inciativa federal “fico feliz em participar desta efetiva conquista para a população idosa que possibilitará melhorias na qualidade de vida em curto, médio e longo prazo por meio da estratégia que estimula o Município a cumprir os objetivos de desenvolvimento do milênio estabelecidos pela ONU”, exclamou o vereador.

Viçosa poderá ter até oito núcleos implantados na cidade, com direito a receber um kit por instalação, onde cada uma poderá realizar a(as) atividade(es) que acharem cabíveis, sejam elas de lazer, esporte, cultural, artística ou intelectual. Em cada kit, serão disponibilizados 45 tapetes fitness, 30 cordas para ginásticas, 30 extensores elásticos (para ginástica e musculação), 30 mini cones, 10 escadas de chão para o tratamento funcional, 12 petecas, 20 jogos de xadrez e dama (cartão duplo), 15 jogos de dominó, 15 jogos de baralho, 1 caixa de som e 1 banner.

Além do mais, o Ministério da Cidadania assinou um convênio de R$ 400 mil reais para realizar o diagnóstico sobre a população idosa em 30 municípios da região e com a adesão de Viçosa ao Programa Vida Saudável, o Chefe do Departamento de Atenção ao Idoso apresentou na reunião que será feito um esforço para que a cidade seja incluída a tempo nessa averiguação.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi