Vereador realiza visita técnica sobre o OP

por Assessoria de Comunicação publicado 28/01/2020 09h45, última modificação 29/01/2020 09h04

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente do Conselho do Orçamento Participativo (OP) de Viçosa, realizou visita técnica à primeira cidade brasileira e referência internacional em políticas de participação popular, Porto Alegre (RS), entre os dias 22 (quarta-feira) e 23 (quinta-feira) deste mês, com o intuito de aprender sobre o funcionamento do Orçamento Participativo da capital do Rio Grande do Sul e buscar referências para sua aplicação e viabilidade no Município.

Solicitado pelo Vereador Geraldo Luís à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a dupla encaminhada para a visita foi composta pelo parlamentar, Titular e Presidente do Orçamento Participativo de Viçosa e por José Luiz Abranches, representante Titular da Prefeitura Municipal de Viçosa no OP.

Em justificativa, Geraldão alegou que a escolha do Orçamento Participativo da região extremo sul, a princípio Porto Alegre, foi por ser uma região mista, incluindo em suas diretrizes áreas urbanas e zonas rurais, a mesma situação em que se encontra Viçosa. “Foi uma experiência muito enriquecedora, conhecemos as práticas de um Orçamento Participativo que é modelo mundial e se encaixa nas necessidades de Viçosa. Iremos realizar balanços para que alguns pontos sejam implementados e outros repensados em nosso Município”, afirmou.

Dentre as ações, foi realizada, no dia 22, o encontro com o Coordenador Geral dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (CRIP’s), Fabiano Souza, e o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Filipe Tisbierek, (foto) para conhecer as práticas do OP de Porto Alegre e como se dá todos os seus processos e, no dia 23, a visita ao Centro de Relações Institucionais e Participativas (CRIP) Extremo Sul, orientada por Tisbierek.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi