Acessibilidade é pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 12/02/2020 14h25, última modificação 12/02/2020 15h38

A Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (11) contou com a presença de Anderson Jesus de Freitas, Vice-Presidente da Associação de Pessoas Deficientes de Viçosa, que usou sua fala para discutir a questão da acessibilidade no transporte público. O cidadão fez muitas queixas referentes a demandas que podem ser sanadas com a Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa (PlanMob-Viçosa) entrando em vigência, Projeto de Lei nº 055/2019 aprovado na Câmara Municipal no final do ano passado.

O PlanMob-Viçosa é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Lei n° 12.587/2012 no território municipal e contempla os princípios, os objetivos e as diretrizes desta lei, juntamente a Lei n° 13.146/2015, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Anderson referiu-se a dificuldade no embarque e desembarque que os portadores de necessidades especiais sofrem em alguns dos pontos de ônibus na cidade, “calçadas irregulares e esburacadas, falta de piso tátil para deficientes visuais, falta de rampas, calçadas estreitas dificultando o deslocamento de cadeirantes são situações que passamos cotidianamente”, salientou. Além disso, o cidadão disse já ter realizado reuniões com os órgãos competentes da Prefeitura para que uma medida fosse tomada, “tivemos uma reunião com setores responsáveis da Prefeitura e nos foi solicitado que entregássemos uma lista com os pontos mais precários e com urgência de intervenção e em nosso levantamento tivemos um número em torno de 20 locais, mas gostaria que as pessoas de casa também nos ajudassem a identificar mais lugares precários”, finalizou.

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) agradeceu a presença do cidadão no plenário, “entendo perfeitamente as situações que você nos traz Anderson, porque sempre foi uma demanda que busquei para essa Casa. É um sonho ver essa cidade mais acessível”, disse. Além do mais a parlamentar reforçou a aprovação do Plano Mobilidade e suas medidas para os portadores de necessidades especiais, “essa cidade perdeu uma grande chance ano passado com o Plano Diretor sendo vetado, mas em contrapartida tivemos a aprovação do Plano de Mobilidade, que se atenta a cumprir diretrizes das quais Viçosa necessita e esperamos muito que o próximo prefeito cumpra com as ações designadas”, enfatizou.

A Vereadora Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) atentou-se em ajudar o cidadão na fiscalização dessa necessidade, “parabenizo a sua presença aqui e gostaria de me dispor nesta ação. Vou me atentar mais sobre essa situação em nosso município, porque muitas vezes fazemos essas indicações, mas não averiguamos se foi devidamente cumprida”, disse a parlamentar. Já o Vereador Paulo Sérgio (Toti) (PRTB) denunciou mais sobre a situação, “eu acredito, Anderson, que seja muito mais que 20 pontos de ônibus com defeito ou faltando algum tipo de acessibilidade. Nós cobramos essas melhorias pelo bem da comunidade, porque sabemos a verdadeira natureza dos problemas. Nós, vereadores, somos a linha direta de contato com a população, enquanto que o Poder Executivo dificilmente sabe do que vocês precisam”, afirmou.

Texto e montagem: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi