Parlamento do Idoso recebe Capacitação para 2020

por Assessoria de Comunicação publicado 07/02/2020 08h15, última modificação 07/02/2020 12h42

A Câmara Municipal recebeu na quarta-feira (05) a etapa de capacitação dos idosos que assumiram a gestão 2020 do Projeto Parlamento do Idoso (PI), visando o início das atividades no dia 12 de fevereiro, quando será definida a nova Mesa Diretora e os partidos temáticos com os quais cada parlamentar idoso irá trabalhar.

A preparação dos participantes tem o objetivo de familiarizá-los ao processo que será aplicado em todas as reuniões ordinárias do PI, apresentar a equipe da Escola do Legislativo, demonstrar o lugar que cada um irá ocupar e explicar a função que eles podem desempenhar estando nessa posição. Por exemplo, cada parlamentar poderá usufruir de um minuto para usar a tribuna e precisa entender como essa dinâmica funcionaria em reuniões. Logo nesse momento de treino já foram levantados assuntos como a força da união, mobilidade urbana, saúde e respeito com a comunidade idosa.

A capacitação contou com a presença do Presidente da Casa Legislativa, o Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), do Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), e autor do projeto, e do Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Marcos Nunes, ex-Vereador, além da equipe de apoio.

De acordo com o Vereador (Geraldão), essa gestão terá muito trabalho pela frente. “Os desafios são enormes e vocês são um grande exemplo de motivação e persistência! Colheremos bons frutos nesse ano, estou positivo”, disse.

O projeto Parlamento do Idoso, instituído pela Resolução nº 006/2017, tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. As reuniões acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, no plenário da Câmara Municipal e são abertas ao público.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi