Vereadores apresentam Indicações contra prejuízos causados pelas chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 12/02/2020 16h05, última modificação 13/02/2020 08h52

Diversos locais da cidade que vem sofrendo com efeitos das chuvas foram apresentados pelos parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (11). Os vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, e Helder Evangelista (PTC), demonstraram preocupação com a situação.

O Vereador Geraldão, primeiro a levantar a discussão, mostrou a falta de infraestrutura da Estrada dos Araújos, na comunidade das Coelhas, a qual apresentou a Indicação n° 042/2020 solicitando que sejam formalizadas parcerias público privadas com empreendedores da região tendo como objetivo o asfaltamento da referida estrada que liga o logradouro ao Vale do Sol. De acordo com o parlamentar a situação chega a ser antidemocrática, uma vez que dificulta os moradores locais o acesso a recursos básicos de cidadania, como escolas e hospitais, “precisamos trabalhar com urgência por esse local, existem empresários da cidade que já se dispuseram a ceder recursos próprios para junto ao Poder Executivo asfaltarem a estrada. Em pleno século 21 nossa população não pode se encontrar em tamanha vulnerabilidade”, afirmou.

O Vereador Professor Idelmino trouxe a pauta de discussões o desmoronamento na Travessa José Carlos da Cruz, nas proximidades da “Ponte do Reião”, região central da cidade, que atingiu parte da via e uma residência, sobre a qual apresentou a Indicação n° 028/2020, reivindicando o encaminhamento a Casa do laudo técnico da defesa civil em relação a situação do local, tendo como referência a casa n° 180, feito no dia 23 de janeiro deste ano. Em novembro do ano passado o vereador apresentou a Representação nº 017/2019 destinada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em nome do Promotor de Justiça Curador do Patrimônio Público, Felipe Sousa, solicitando que a Promotoria cobrasse do Poder Executivo a construção de um muro de contenção no local. Para Idelmino é necessário que o Poder Público defina prioridades para trabalhar “não sou contra o lazer para a população, mas o que é mais importante, fazer uma festa que vai gastar milhares de reais em três dias ou solucionar a situação dos moradores desses locais?”, indagou.

Já a Vereadora Heloísa da Policlínica apresentou as Indicações n°s 032, 033 e 035/2020, pedindo a manutenção da rede de esgoto, pavimentação asfáltica e capina da Rua Gabriel Brumano, Bairro Santa Clara; estudo sobre a possibilidade de se reverter o processo de erosão, pavimentação asfáltica e serviço de capina na Rua José Dias do Carmo, no mesmo bairro, e o cascalhamento da estrada passando por Nova Viçosa com sentido a Juquinha de Paula até a Recua, na Zona Rural, respectivamente. Heloisa destacou que com o período chuvoso tais obras se tornam ainda mais necessárias “com as chuvas que vem ocorrendo os moradores desses locais encontram ainda mais dificuldades”, disse.

O Vereador Toti trouxe as Indicações nºs 038, 039, 041/2020, em que pede a capina e remoção da terra que cedeu do barranco na Avenida Joaquim Lopes de Faria; do barranco da Avenida Marechal Castelo Branco no trevo sentido Ubá; e do barranco no Morro do Cruzeiro, em frente ao nº 181. O Vereador Sávio José foi outro que tratou dos prejuízos provocados pelas chuvas, destacando a Rua Cristóvão Colombo, no Bairro João Brás, que também sofreu com deslizamentos recentes de terra. Segundo Sávio, relatos dos moradores dão conta de que o problema vem de vários anos, sem o devido auxílio do Poder Público e da Defesa Civil, “não quero ser alarmista, mas estou extremamente preocupado com a situação do local. Precisamos de interferência urgente do Executivo, doa a quem doer, pois nossa população não pode correr tantos riscos”, destacou.

Acrescentando a fala do Vereador Geraldão, o Vereador Helder Evangelista trouxe a Indicação nº 044, a qual solicita providências, de extrema urgência, a estrada que liga o Conjunto Habitacional das Coelhas ao Bairro Vale do Sol. De acordo com o parlamentar, a estrada precisa de um calçamento ou uma pavimentação asfáltica o quanto antes para sanar a dificuldade de locomoção no local que incomoda e causa transtornos na vida de muitos moradores.

As indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo.

Texto e montagem: Igor Gama

Revisão e fotos: Mônica Bernardi