Secretário de Obras esclarece situação de áreas afetadas por Chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 04/03/2020 16h50, última modificação 04/03/2020 17h33

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (03), a Câmara Municipal recebeu como convidado, por intermédio do Requerimento nº 004/2020, de autoria do Vereador Paulo Sérgio (Toti) (PRTB), o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, e vereador licenciado, Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB) para prestar esclarecimentos acerca da situação das áreas atingidas pelas recentes chuvas.

O Vereador Toti justificou o convite pedindo informações quanto ao que será decidido e remediado para os locais mais afetados pela temporada árdua de chuvas, “fizemos com muita regularidade, principalmente nesse começo do ano várias indicações e pedidos a respeito dessa situação delicada e nada mais justo que sabermos como o Executivo irá se planejar e executar esses cuidados”, salientou.

Em iniciativa ao debate, o Secretário Carlitos explicou que seu cronograma de trabalho foi obrigatoriamente modificado por conta das chuvas nos últimos dias, sendo um empecilho para execução de obras. Além disso, apontou que há pouco recurso financeiro para atender diversas demandas. Indicou que casos prioritários, como assoreamento em Áreas de Preservação Permanente (APP’s), estão recebendo medidas paliativas urgentes.

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) reafirmou o panorama, valorizando a preocupação do secretário com a prevenção em áreas de contenção de risco, assim como o compromisso com infraestrutura, e indaga sobre a relação entre secretarias, falta de maquinário e técnicos. Carlitos afirmou que, junto da Defesa Civil, somou valores a serem pedidos ao Governo Federal, os quais não foram enviados. E completou, “conseguimos recursos próprios para alugar uma retrohidráulica, a fim de desassorear rios, e também para realizar captação de água fluvial”. Sobre a equipe técnica, afirmou que o número de engenheiros, hoje, na Secretaria é insuficiente.

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) reforçou a falta de planejamento quanto às chuvas em Viçosa, expondo que há falta de diálogo entre órgãos do Município. Carlitos respondeu apontando que a falta de dinheiro para execução de projetos é o fator preponderante para a situação, “infelizmente carecemos de recursos financeiros, o que nos limita imensamente em vários aspectos”, disse.

Os vereadores Arlindo Antônio (Montanha) (PSDB), Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC), Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC), Brenda Santunioni (Progressistas) e Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) expuseram demandas pontuais nos bairros Nova Viçosa, Fátima, Santa Clara e outros. Carlitos indicou que algumas demandas tem licitações, mas que algumas não foram pautadas nas reuniões da Secretaria de Obras em detrimento de outras terem mais urgência.

O Presidente da Câmara, o Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), enfatizou, “há falta de planejamento, a qual perdura durante várias gestões”. Além disso, também pediu às gerações futuras do Legislativo que tenham envolvimento com tal pasta. Por fim, finalizou dizendo que, apesar do dinamismo do secretário, o Município conta com poucos recursos, devido à falta de uma equipe de gestão e captação de dinheiro para investimento nos pontos afetados.

Texto: Marcelo Zinato

Revisão e foto: Mônica Bernardi