Academias pedem resposta sobre Protocolo de reabertura enviado ao COES

por Assessoria de Comunicação publicado 10/06/2020 11h40, última modificação 10/06/2020 15h05

Para a reunião Ordinária desta terça-feira (09), foram convidados o Presidente da Casa do Empresário de Viçosa, Julismar Marques Divino, e o Educador Físico Adelon Motta (à esquerda e à direita na foto, respectivamente), para tratarem sobre o protocolo elaborado pelos próprios educadores físicos, orientando com normas o retorno do funcionamento de academias e studios de Viçosa, em virtude do prolongamento da proibição das atividades físicas em tais estabelecimentos. O convite foi feito por intermédio do Requerimento nº 017/2020 de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante), o qual salientou “a necessidade de discutir nesse momento uma perspectiva de meio termo entre isolamento social e geração de emprego e renda, com preocupação com relação à saúde financeira do Município”.

Durante suas exposições, os representantes dos trabalhadores de academias afirmaram que estão agindo para reabrir o setor no mercado, mas que não obtiveram resposta do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Viçosa) sobre o protocolo que apresentaram. A urgência da resposta à solicitação deve-se à classificação da atividade como sendo de ‘zona roxa’, significando que recomenda-se seu retorno apenas em cenário pós-pandêmico. Os convidados disseram que, desde março, contabilizando aproximadamente 90 dias, cerca de 400 profissionais de educação física não estão recebendo seus salários, e um total de 600 pessoas atuantes no setor estão inaptas a trabalhar, por conta da paralisação imposta pelo decreto do Executivo Municipal. Além disso, apontaram que, das 40 academias da cidade, 6 fecharam durante a pandemia. 

Em prosseguimento, foi explicado o protocolo produzido pela classe, adaptando para Viçosa medidas de biossegurança adotadas por entidades asiáticas e europeias, respeitando espaço limitado para prática de exercícios, uso de equipamentos de proteção individual e assepsia de calçados, mãos e equipamentos. Por fim, pedem que o comitê responsável dialogue com a classe, possibilitando que esta se adapte às condições necessárias para a almejada reabertura.

Em sequência, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PODE), ponderou o fato de que o COES não delibera sobre tais questões, visto que seu papel é normatizar atividades liberadas pelo Comitê Técnico encarregado. Acrescentou que ocorreu uma reunião nesta segunda-feira (08) para discutir a falta de respostas do comitê a alguns setores, cujos representantes se fizeram presentes, das academias e studios, autoescolas, padarias, restaurantes e profissionais de contabilidade. Contaram também com a participação do Secretário de Saúde, Marcos Schitini, do Professor Cláudio Mafra, especialista em biossegurança, e do Presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques. Acompanharam também a discussão os vereadores Geraldo Luís, Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB), Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) e o Presidente Antônio Elias. A discussão demonstrou a latência do assunto, “o que traz a possibilidade de o COES emitir uma resposta sobre as solicitações dos profissionais ainda nesta quarta-feira (10)”, afirmou Antônio Elias durante a reunião Ordinária (09), enquanto representante da Casa Legislativa na referida Comissão.

Nessa perspectiva, o Vereador Sávio José (PT) afirmou que o protocolo pareceu-lhe seguro, mas que a análise a ser considerada é a dos especialistas da saúde, por isso frisa a importância da resposta dos médicos e sanitaristas ao protocolo apresentado, dizendo da importância de o poder público criar um plano econômico para resguardar profissionais incapazes de trabalhar no momento. Semelhante, o Vereador Wallace Calderano (PSC) destacou sua Indicação, de nº 175/2020, solicitando à Prefeitura Municipal que interceda junto ao COES e ao Conselho Técnico para que a discussão da possibilidade de retomada das atividades físicas em academias e studios seja tratada como prioridade. 

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) comentou que é um momento crítico para a classe empresarial, e que “nós, parlamentares, podemos solicitar conjuntamente a isenção do pagamento de taxas e impostos sobre as atividades empresariais”. Em viés prático, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) apresentou a sugestão de liberação da ministragem de atividades pelos educadores físicos em áreas livres da cidade, com distanciamento adequado, mas o Vereador Geraldão revelou que a ideia foi discutida na reunião de ontem, e o Secretário de Saúde, em primeiro momento, recusou a proposta. Ao fim, o Presidente Antônio Elias reafirmou que “a classe de trabalhadores possui  voz na Câmara Municipal, e que esta, junto de sua equipe jurídica, providenciará um Comitê para debater tais questões, visando o equilíbrio entre saúde e economia”.

Foi feito Requerimento, de nº019/2020, convidando a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires de Barros, para participar da reunião Ordinária do dia 16, na próxima semana, para apresentar possíveis estratégias adotadas para a retomada do desenvolvimento econômico do Município, diante às circunstâncias pandêmicas.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi