Câmara envia Representação à Corregedoria Geral da PM

por Assessoria de Comunicação publicado 10/06/2020 09h30, última modificação 10/06/2020 10h42

Durante a reunião Ordinária desta terça-feira (09), a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, apresentou a Representação nº 004/2020 que solicita o encaminhamento do caso de Ademir Martins Liberato, ocorrido no dia 20 de fevereiro deste ano, à Corregedoria Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Sendo passível a diversas interpretações, o cidadão, um homem negro e de baixa renda, foi abordado de forma desrespeitosa por policiais militares em frente a uma escola. A representação também contou com a assinatura do Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN).

No dia 20 de fevereiro de 2020, policiais militares da 10ª Companhia de Polícia Militar Independente de Viçosa teriam repreendido Ademir em frente à Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), localizada na Rua Benjamim Araújo, no Centro, de forma bastante conflituosa e muito questionada. Pelas filmagens, que viralizaram nas redes sociais, a abordagem grosseira e violenta dos profissionais se deu sem motivo aparente, visto que o cidadão não reagiu de forma nociva à situação.

Antes da paralisação emergencial, em detrimento das medidas de contingência do Coronavírus (COVID-19), a Casa Legislativa iria encaminhar o caso à Corregedoria Geral de Minas Gerais. A Vereadora Brenda questionou a inércia em que se encontra esse caso em Viçosa, tendo em vista a necessidade mundial recente de lutar contra causas anti-racistas. “Precisamos retomar a questão do Ademir, que antes da pandemia sofreu um ato de opressão injustificável em nossa cidade. Há tratamentos diferentes para negros, LGBTS, deficientes, idosos, pobres e moradores de periferia e isto tem que acabar. Nós lutamos para ter voz e não será agora que ficaremos calados”, salientou.

O vereador DJ Ronny reforçou a fala de sua colega parlamentar. “Compactuo da mesma realidade e quase da mesma história que você Brenda. Não devemos ficar calados mediante tais situações e é nosso dever proteger pessoas da nossa comunidade”, disse. O fato foi registrado pelo Comando da 10ª Cia Independente de Viçosa, sob a identificação nº 011127390-001, com cenas registradas pelo sistema de vigilância “Olho Vivo” que estarão disponíveis para a corregedoria realizar a devida apuração.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi