Câmara realiza webnários para estudantes participantes do PJ
A Câmara Municipal por intermédio da Escola do Legislativo completou, essa semana, um mês realizando “webnários” para os estudantes participantes do Parlamento Jovem (PJ) 2020. Em um momento tão difícil é muito importante que a discussão sobre política não seja deixada de lado e nossa equipe enfrenta desafios diários para captar o interesse dos jovens, manter a programação de forma democrática e inclusiva ao modo que seja possível continuar com a nossa proposta de intercâmbio de conhecimentos mesmo que remotamente.
As escolas participantes estão divididas em grupos dentro de aplicativos de mensagens instantâneas onde é feito o envio de materiais multimídias e instigações de debate sobre o tema. Contamos com, em média, 70 alunos das seguintes escolas: E.E. Alice Loureiro, E.E. Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), E.E. Effie Rolfs, E.E. José Lourenço de Freitas, E.E. Raul de Leoni, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI) e Colégio Equipe.
Os webnários são feitos semanalmente com ou sem a presença de um convidado especialista no tema da semana e em uma unidade unificada com a presença de alunos de todas as escolas participantes. Dentro desse mês foram realizados 4 encontros, sendo o primeiro com objetivo de interação e aproximação entre os estudantes e a equipe, a partir de então tivemos a participação do Professor e Pesquisador Luiz Cláudio Costa que compartilhou com a nossa turma conhecimentos sobre aquecimento global, efeito estufa e também sobre a sua participação como revisor do 5º Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nossa segunda convidada foi a Bióloga Mestre em biologia animal Larissa Ferreira de Arruda, com conhecimento em herptofauna ela mostrou para o grupo como as mudanças climáticas tem forte efeito nos animais e coloca em risco a cadeia alimentar. O terceiro e último convidado do mês foi o Engenheiro Florestal e Mestre em Ciências Ambientais, Diego Campos Vasconcelos que dividiu com o grupo como funciona uma Unidade de Conservação (UC) e como é o processo de criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA), tomando como exemplo a criação da APA do Ribeirão São Bartolomeu, aqui mesmo em Viçosa.
Para os estudantes a experiência tem sido agradável e agregadora e sobre isso o ex-Vereador e atual Coordenador da Escola do Legislativo Marcos Nunes, ressalta que “continuar um projeto iniciado presencialmente de maneira remota tem sido um desafio. É muito gratificante estar com os estudantes nos eventos que temos promovido e, por outro lado, existe uma tristeza em saber que muitos estudantes têm dificuldade de estar interagindo por diversos motivos”, lamenta, “nossas reuniões virtuais têm sido um sucesso total, pois todos, estudantes, monitores, coordenadores estamos aprendendo esta ferramenta nova e nos reinventando. Conversar com especialistas no nosso tema, de maneira remota ampliou muito as possibilidades, nos permitindo aprender com pessoas com experiência internacional”, completa.
Em 2020, na sua 17ª edição o Parlamento Jovem irá trabalhar com o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e conta com a inscrição de 114 cidades, das quais 24 são ingressantes. Essas cidades foram divididas em 17 polos, sendo Viçosa a cidade representante do Polo Caparaó. Isso significa que a cidade irá sediar as etapas regionais do projeto e receber as 11 cidades integrantes do polo: Ervália, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
*texto da estagiária Paloma Albuquerque sob a supervisão de Mônica Bernardi