Vereadores voltam a discutir sobre Obras de infraestrutura no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 10/06/2020 14h35, última modificação 10/06/2020 15h05

Na reunião desta terça-feira (09), o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), enquanto Líder do Prefeito, fez uso da Palavra Livre para apresentar obras infraestruturais realizadas e finalizadas pelo Executivo Municipal, durante o período de pandemia. O parlamentar citou a obra de captação de água pluvial no Posto Canaã; os tapamentos de buracos no Bairro João Brás e na Rua Chiquito Frontino, no Santo Antônio; o reparo de um bueiro no Bairro Laranjal, permitindo trânsito na rua; o desassoreamento do Rio São Bartolomeu; o calçamento com bloquetes e feitura do meio-fio na Rua São José, no Distrito de São José do Triunfo; e reparo na Rua Alice Moreira, do Bairro Bom Jesus, frisando que Indicações da Casa Legislativa sobre obras têm sido atendidas pela Prefeitura.

A partir de sua fala, deu-se abertura a cobranças dos outros parlamentares, sobre o mesmo tema. Primeiramente, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) revelou que o problema de entupimento em uma manilha no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), desde março deste ano, em decorrência das fortes chuvas, não foi solucionado pelo Executivo, e que a própria comunidade usou de recursos acumulados em eventos que a mesma realizou para financiar o desentupimento, feito por habitantes do próprio distrito. Ele ainda comentou que populações carentes, como as do Distrito de São José do Triunfo e do Bairro Nova Viçosa, não parecem estar no escopo de atendimento da administração pública.

O Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) comentou que algumas das obras citadas por Montanha tiveram início enquanto ele foi Secretário de Obras, mas que ele não prosseguiu com seu acompanhamento porque foi exonerado do cargo. Apesar disso, ele comenta que, enquanto ocupou esta função, reconheceu recursos públicos sendo mal investidos pela equipe do Executivo em infraestrutura, quando poderiam ser melhor alocados, gerando qualidade infraestrutural e menos gastos.

Em sequência, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Avante) concordou com Montanha sobre a importância de ressaltar trabalhos entregues, mas disse que “não podemos, enquanto Casa Legislativa, fechar os olhos para o que não é produzido. Estamos cumprindo nosso trabalho maior fiscalizando o que não é posto em prática”.

Sucedendo, o Vereador Paulo Sérgio (Toti) (CIDADANIA) agradeceu o atendimento a sua Indicação solicitando operação ‘tapa-buraco’ na Rua Chiquito Frontino, a qual foi citada por Montanha. Apesar de realizada, Toti afirmou que não foi usada massa asfáltica, que é o material adequado, e que a passagem de veículos e a ocorrência de chuvas poderá provocar a volta da falha na rua.

A partir da fala de Toti, o Presidente da Casa Legislativa,Vereador Antônio Elias Cardoso (PODE), afirma que há discrepância entre setores em desenvolvimento na cidade e a administração pública, a qual não acompanha a evolução dos primeiros, visto que um caso simples como este, descrito por Toti, foi mal resolvido; pedindo à população que se atente aos governantes que irão eleger neste ano eleitoral, pois precisamos de uma nova visão, que contemple melhor a evolução da cidade.

Na mesma linha, o Vereador Sávio José (PT) compara as criações tecnológicas eficientes para gerir o combate à COVID-19 em Viçosa com o caso relatado, em que usou-se terra para tapar buraco, “fazendo parecer que não é a mesma administração a responsável por cada medida”, afirmando que a população da rua e quem passa por ela está tendo que se contentar com pouco.

O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PMN) repetiu a atenção que a população deve ter com a administração pública que elegem, pois obras, como o desassoreamento citado por Montanha, feito no Rio São Bartolomeu, não foi concluída, também dizendo que o Executivo não está reconhecendo a urgência de obras as quais deveriam ser preferencialmente realizadas, em detrimento de outras dentro do Município.

Destacando outros pontos da cidade, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) cita a Rua José Inácio Vargas, pedindo ao SAAE que realize a limpeza da área, visto que os moradores têm zelo e cuidam dela por conta própria, mas queixam-se de falta de apoio. Semelhante, o Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN) apresenta demanda na Rua Pôrto Firme, no Bairro João Brás, em que corre água advinda de um prédio, esburacando a rua. E o Vereador Sávio traz caso no mesmo bairro, na Rua Cristóvão Colombo, a qual corre risco de sofrer com desabamento.

Indicações

Dentro desse discurso, os parlamentares apresentaram Indicações referentes a obras infraestruturais. Toti apresentou as Indicações de nºs 170, 171 e 172/2020, referentes a construção de faixas elevadas em pontos estratégicos no perpassar das avenidas Joaquim Lopes de Faria e Marechal Castelo Branco, no Bairro Santo Antônio; construção de microdrenagem urbana (“boca de lobo”) no final da Rua Medina Floresta, no mesmo bairro; e reparos com pavimentação asfáltica nas ruas Arlindo Pereira, Maria Célia Faustino, São Judas Tadeu e Tunico Bernardes, também no Bairro Santo Antônio.

O Vereador Geraldão apresentou a Indicação nº 167, a qual dispõe sobre manutenção da iluminação na Rua do Pintinho, Bairro Bela Vista. O Presidente Antônio Elias fez a Indicação nº 173 pedindo a viabilização do patrolamento da estrada do Palmital. E o Vereador Carlitos Alves solicitou, por meio da Indicação nº 168, a reforma do calçamento da Rua Inácio de Oliveira Amaral, no Bairro Barrinha.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi