Câmara alerta sobre compartilhamento equivocado de informações

por Assessoria de Comunicação publicado 09/07/2020 10h50, última modificação 09/07/2020 12h05

Consumidores de notícias da Câmara Municipal compartilharam informações deturpadas a respeito da reunião organizada pelo Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) com os representantes dos educandários infantis de Viçosa, ocorrida no dia 02 de julho. Foram disseminados no Facebook dados equivocados sobre esse encontro. Seu verdadeiro propósito era apenas discutir a preparação das escolas para o retorno gradual de suas atividades de forma presencial, somente após aprovação do protocolo de reabertura dessas instituições pelas autoridades sanitárias, o qual está sendo formulado com apoio de especialistas em biossegurança. 

“Não tem nenhuma tentativa para reabertura imediata das escolas, nem de minha parte e nem dos próprios estabelecimentos. O objetivo da reunião foi planejar esses meios e fazer estudos sobre os quais os métodos que os países de primeiro mundo adotaram no retorno dessas atividades e a sua viabilidade para nós”, disse o parlamentar em resposta a um dos comentários na rede social.

As Instituições de Ensino Infantil encontram-se na ‘Zona Cinza’ do Plano Minas Consciente, enquadradas como setores com especificações próprias, sem previsão de reabertura. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão é de que não será permitido o retorno das aulas neste momento e que a probabilidade é de que voltem apenas em 2021. A preocupação do Vereador Geraldão, a qual foi o enfoque da reunião, era debater como as escolas que se enquadram nesse setor irão se manter neste período, sejam elas públicas ou privadas, já que muitos pais estão desvinculando seus filhos das instituições, e quais os métodos que serão adotados pelas mesmas quando for permitido o retorno das aulas presenciais.

Recentemente, houve outro episódio envolvendo disseminação de informações infundadas sobre a Câmara Municipal. Segundo o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), durante a reunião Ordinária da terça-feira (07), um radialista da Rádio 95 FM faltou com a verdade em seu programa local, difamando a Casa Legislativa ao alegar que ela permanece inerte mediante a situação de pandemia, refletindo seu desconhecimento sobre os papéis do Legislativo. O parlamentar pediu, dentro da legalidade, um direito de resposta na própria rede de comunicação, a fim de zelar pelo respeito e a dignidade com a Poder Legislativo Municipal.


*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi