Pandemia volta a pauta de discussão dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 08/07/2020 12h55, última modificação 08/07/2020 13h24

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (07), os vereadores voltaram a comentar sobre aspectos diversos, que envolvem as ações da administração municipal, para atenuar impactos causados pela pandemia da COVID-19 sobre a população e a economia viçosenses.

Primeiramente, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) comemorou a inclusão, feita pela Prefeitura, das Unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) como pontos de apoio às pessoas residentes nas periferias de Viçosa, expandindo os serviços de atendimento em saúde para essa parcela da população. Em outro viés, também citou a resposta da Prefeitura à sua Indicação nº 187/2020, sobre o número de autuações e multas aplicadas a cidadãos sem máscara na cidade. Os dados encaminhados apontam 49 notificações, e Brenda inferiu a necessidade de diminuição do limite de 3 advertências antecedendo a aplicação de multa, visto que os cidadãos aparentam já ter se acostumado à Lei que obriga o uso de máscara.

Em perspectiva econômica, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) lembrou o drama vivido por comerciantes e donos de estabelecimentos, os quais estão impedidos de abrir seus negócios; classificados nas zonas roxa e cinza pelo Plano Minas Consciente, cujas atividades estão em último plano para retorno ou exigem especificidades próprias. O parlamentar frisou que a classe comercial de donos de restaurantes, bares, academias e outros não querem reabertura imediata de seus negócios, gostariam somente da avaliação de seus protocolos, para retornar apenas com permissão das autoridades sanitárias.

Reconhecendo a fala de Geraldão, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) afirmou que a lentidão das respostas dos órgãos competentes é insustentável, não só a comerciantes, como também ao pedido da Casa Legislativa para que fosse revisto o rodízio por CPF, sobre o qual alegou receber reclamações diárias. Helder rememorou a posição contrária às atuais características do rodízio, adotada com unanimidade pelos vereadores durante a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires, convidada para a reunião Ordinária do dia 23/06/2020.

Tratando outro ponto, o Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN) discutiu a dificuldade de donos de campos de futebol Society, que continuam pagando altas taxas de Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), mesmo com a impossibilidade da prática esportiva em seus campos, atendendo ao decreto municipal. O tema foi levantado por ele na última reunião (30/06). Em resposta, o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), enquanto Líder do Prefeito, afirmou que levou a demanda da isenção do imposto ao Executivo Municipal, e Geraldão complementou afirmando que um projeto referente à solicitação chegou à Casa Legislativa, sobre desconto de 75% do IPTU a tais estabelecimentos, informação averiguada por ele junto à Secretaria Municipal de Fazenda.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi