Vereador pede Direito de Resposta em rádio local

por Assessoria de Comunicação publicado 08/07/2020 09h10, última modificação 08/07/2020 10h03

Em meio a reunião Ordinária da terça-feira (07), o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) fez um desabafo no que tange à responsabilidade dos meios de comunicação de Viçosa em buscar compreender como se dá o funcionamento da Casa Legislativa, bem como o que é debatido pelos parlamentares. Em específico, Edenilson pediu o direito de retratação a um programa da Rádio 95 FM, no qual um radialista incitou que a Câmara Municipal de Viçosa está omissa durante esse período de pandemia.

“Respeitamos todos os meios de comunicação vinculados em Viçosa e esperamos, assim como todos os órgãos públicos, que sejamos retratados com o devido respeito”, desabafou o parlamentar.

Edenilson criticou a desinformação e o descaso com a verdade articulado em um dos programas da rádio local 95 FM, que condenou a Casa Legislativa como omissa aos problemas do Coronavírus (COVID-19). “Para mim, isso foi um desrespeito e uma falta de apuração sem escrúpulos, além de uma falta de responsabilidade com o cidadão em não divulgar o que realmente ocorre”. O vereador fará um documento oficial pedindo o direito de resposta quanto às proposições alegadas à Câmara e seus colegas.

Compartilhando da sua fala, os vereadores Antônio Elias (PODE), Presidente da Casa Legislativa, Helder Evangelista (Cherinho) (PSL), Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Paulo Sérgio (Toti) (CIDADANIA) e a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) demonstraram-se a favor para a elaboração de um direito de resposta dentro do próprio programa. “Muitas pessoas não fazem a menor ideia de como funciona os poderes em Viçosa, não sabem o que fazemos aqui, não sabem que nossa obrigação é fiscalizar o Executivo, criar leis em prol do cidadão e defender seus direitos. Acham que nós executamos as coisas, mas isso é a função do Poder Executivo, da Prefeitura. Triste ver uma rede de comunicação não apurar esse tipo de coisa”, afirmou Helder durante a reunião.

A Câmara Municipal de Viçosa é o órgão máximo do Poder Legislativo em Viçosa, que segue à risca os artigos que referem ao seu Regimento Interno e adere às suas leis orgânicas com total responsabilidade. Quaisquer ações são promovidas dentro de todos os protocolos, respeitando a todas as legislações, bem como tudo o que é de viés público. As funções dos vereadores são de legislar (criar leis), fiscalizar, cobrar e debater a execução e o andamento destas no Poder Executivo e proteger os direitos do cidadão viçosense.

O Poder Legislativo é o 2º maior poder do País, conforme findado na Constituição Brasileira, anteposto, somente, pelo Poder Executivo.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi