Vereadores aprovam Plano Decenal de Cultura

por Assessoria de Comunicação publicado 01/07/2020 13h50, última modificação 01/07/2020 14h14

Durante reunião Extraordinária, realizada logo após a Ordinária, na terça-feira (30), ocorreu a discussão e aprovação Projeto de Lei nº 034/2020, do Prefeito Municipal Ângelo Chequer, instituindo o Plano Municipal de Cultura de Viçosa para o período de 2020 a 2030, dando outras providências. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) demonstrou satisfação com a aprovação do Projeto enquanto legislador atuante na área da cultura. “São 10 anos de diretrizes aprovadas para políticas públicas municipais em cultura, documento que culminou dos esforços do Conselho Municipal de Cultura, que contou com a participação efetiva da sociedade civil organizada, especificamente dos agentes culturais, e do Chefe do Departamento de Cultura do Município, Thomas Medeiros (Bulldog), Presidente do Conselho”, informou o parlamentar.

O Vereador Geraldão ainda salientou que a medida era esperada pela classe cultural há anos, de forma que Viçosa pudesse receber recursos advindos do Fundo Nacional de Cultura. Para tal, é demandado do Município um Conselho, um Fundo e um Plano municipais de Cultura, sendo o plano o último conquistado pela cidade, possibilitando o fomento aos artistas locais em breve. Em comentário o Vereador Sávio José (PT) afirmou que “a elaboração do documento dá o devido valor à arte enquanto expressão e trabalho de inúmeros cidadãos, tanto para aqueles que se expressam nos palcos quanto a quem é responsável pelos ‘bastidores’ do cenário cultural”.

Nesse viés, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) destacou que essa atitude do Poder Público, ao apoiar o setor cultural, o qual já se sustentava sem a medida, irá alavancar e dar sustento ao mesmo nesse momento de pandemia e além dele. Também participou o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), dizendo que “ foi de suma importância o processo de participação da coletividade dos agentes culturais na elaboração do Plano, promovida pelo Conselho, já que as demandas serão transformadas em garantias à classe”. Em concordância, o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) frisou a necessidade de valorização da iniciativa conjunta da administração do Município com os artistas, e que a Casa Legislativa possui potencial para avaliar positivamente a conquista, por ter legisladores presentes no cenário artístico e cultural viçosense.

Por fim, o Vereador Geraldão convocou artistas, espaços e trabalhadores culturais para participarem do cadastramento feito pela Prefeitura Municipal, em seu site, daqueles que pleiteiam os recursos que serão adquiridos como fomento à classe, iniciado nessa segunda-feira (29), visto que o Sistema Nacional de Cultura exige o registro.

Para se cadastrar no site da Prefeitura, clique no link:

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi