Parlamentares comentam sobre adaptações frente a COVID-19

por Assessoria de Comunicação publicado 05/08/2020 10h20, última modificação 05/08/2020 10h50

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), a situação de Viçosa frente ao novo Coronavírus (COVID-19) foi discutida pelos parlamentares. Foram enfocados os números do boletim sobre a doença no Município, a autorização do funcionamento de alguns setores comerciais e a ausência de transparência do Executivo sobre gastos com o combate à pandemia.

Inicialmente, o Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, prestou solidariedade ao caso de contaminação e óbitos por COVID-19 em uma casa de acolhimento (asilo) em Porto Firme, 30 quilômetros distante de Viçosa. O parlamentar citou que três portofirmenses estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Município, pedindo “cuidado e discernimento aos cidadãos viçosenses, pois é inédito termos 50 casos confirmados ativos e três leitos de UTI ocupados em simultâneo na cidade”.

Tratando de outra questão, o Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) criticou a demora do Executivo para prestar informações sobre despesas com o combate a COVID-19, “há 90 dias pedi transparência quanto ao custo de faixas, carro e torre de som, e grades; e não houve resposta”. Ademais, Carlitos comemorou a autorização do retorno das atividades de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos com novas diretrizes sanitárias, descritas no Decreto Municipal nº 5525/2020 e aprovadas pelo Conselho Técnico e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Viçosa).

Em continuidade, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) acrescentou que o Decreto não inclui a reabertura de diversos setores comerciais, os quais não tiveram isenção parcial do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), gerando dificuldade econômica para donos e trabalhadores de empresas.

Geraldão também citou a importância da Audiência Pública para Prestação de Contas que será realizada na próxima semana. O Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (IMAS), o Instituto de Previdência Municipal dos Servidores Públicos do Município de Viçosa (IPREVI) e a Câmara prestarão contas na quarta-feira (12); e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Prefeitura na quinta-feira (13), quando o Executivo irá apresentar os gastos com o enfrentamento a COVID-19. Em ambas as datas, acontecerá a transmissão ao vivo pelo facebook da Câmara (facebook.com/camaradevicosa), às 17h.

Complementando, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) indicou que a apresentação de empenhos e notas fiscais pelo Executivo referentes aos gastos combatendo a COVID-19 deveria ser feita à parte, pois “tais dados são fundamentais nesse momento de fragilidade, e devem ser fornecidos com detalhe e tempo”, pontou.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi