Situação do Esporte no Município retorna para os debates da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2020 08h20, última modificação 17/11/2020 08h20

Em virtude dos primeiros Decretos Municipais, devido à necessidade emergencial de contenção da Pandemia (COVID-19), a prática de atividade física em Viçosa foi extremamente reduzida. Agora, com a flexibilização dos decretos para o retorno gradativo das atividades socioeconômicas e culturais do Município, as pautas esportivas retornaram para os debates da Casa Legislativa, como foi na reunião Ordinária da terça-feira (01). 

Inicialmente, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) tratou sobre a negligência do Poder Público para com a Quadra Poliesportiva do Distrito de São José do Triunfo (Fundão). De acordo com o parlamentar, “mesmo com cobranças de minha parte desde 2013, há uma década a estrutura encontra-se em condições precárias, oferecendo insegurança aos moradores da localidade que queiram usufruir da instalação esportiva”. Dada a problemática, Edenilson fez a Indicação nº 306/2020, cobrando do Executivo reparos na quadra, bem como gols, alambrados e o refazimento da pintura que demarca o perpassar do chão. Além disso, expôs a baixa qualidade do serviço de asfaltamento das ruas Turi Ângela e Alaíde Bernardino, em São José do Triunfo, além de que o encarregado da obra omitiu informações sobre o trabalho.

Acrescentando à crítica trazida pelo seu colega parlamentar, o Vereador Antônio Elias (PODE), Presidente da Câmara, informou que o descaso também com a Quadra Poliesportiva do Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha) vem de muitos mandatos do Executivo, chegando a perder a posse do terreno tendo que ser restituída com dinheiro público. “Participei de reuniões nesse mandato do Executivo para ver a possibilidade de melhorias nas quadras (Fundão e Cachoeirinha), mas tudo ficou só na promessa, infelizmente”, reforçou. Quanto ao trabalho mal feito nas  ruas Turi Ângela e Alaíde Bernardino, Antônio Elias confirmou que o Secretário de Obras irá notificar a empresa sobre a má qualidade da aplicação e afirmou que “iremos realizar um documento pedindo um retorno às obras”, destacando o desperdício de matéria-prima e dinheiro público.

Em complemento, o Vereador Geraldo Luís (Geraldão) (Avante) salientou que, “para o esporte, observa-se um panorama de inércia. Apesar do período de pandemia, o recurso destinado ao esporte existe, mas os investimentos no setor são ínfimos”. O parlamentar ainda ressaltou que não foi executado o projeto de instalação de academias de saúde em Cachoeira de Santa Cruz e São José do Triunfo, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal João Carlos Siqueira (Padre João) (PT), há mais de 8 anos, demonstrando o descaso com o esporte no Município. Por fim, pediu ao Executivo que avalie o retorno adaptado das atividades de dança, bem como o funcionamento de estúdios e escolas de música, com atendimento individual, por meio das Indicações nºs 303 e 305/2020.

Reforçando os levantamentos, o Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, informou que “o asfaltamento das ruas em São José do Triunfo e a instalação de academias de saúde no mesmo distrito e em Cachoeira de Santa Cruz foram solicitações minhas ao Deputado Federal Padre João”. No mais, Sávio comentou o desmazelo da empresa na execução da obra. “Se nos empenhamos para que o recurso venha, que é o mais difícil, é obrigação da empresa executar a obra com maestria e do Executivo em exigir a qualidade do serviço”, disse.


*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi