Parlamento do Idoso ativo em tempos de isolamento

por Assessoria de Comunicação publicado 03/12/2020 09h40, última modificação 04/12/2020 12h48

A partir da necessidade de isolamento social, durante todo o segundo semestre de 2020, foi feito um trabalho de integração tecnológica com o Projeto Parlamento do Idoso (PI). A equipe orientou os participantes do projeto a baixar e entrar em uma plataforma de videoconferência, incentivando sua autonomia e o empoderamento tecnológico. Tal iniciativa de integração vem sendo realizada pelo fato do projeto ter sido suspenso na Câmara Municipal devido à pandemia, restringindo a apresentação de indicações e requerimentos pelos idosos. As reuniões são uma “checagem” para que os participantes se sintam acolhidos nesse momento de isolamento social e tenham com quem contar.

A parlamentar idosa Graça Bhering conta sua alegria em participar dos encontros semanalmente. “Para mim, tem sido muito bom. Fico ansiosa para nossas reuniões, porque fico muito em casa, e esse é o meu momento de descontração. Estou aprendendo muito com o projeto e pretendo mais para frente me acostumar e ajudar as pessoas que precisam. Recebi bastante atenção do Parlamento e de toda a equipe”, disse.

O último encontro online ocorreu no dia 25 de novembro (foto), e contou com a presença de 5 membros do projeto, sendo que o número de participantes ao longo do semestre variou entre 4 e 10 parlamentares idosos, indicando uma adesão frequente. A última reunião de integração tecnológica está prevista para o dia 16 de dezembro, marcando o encerramento das atividades do Parlamento do Idoso em 2020.

O Projeto Parlamento do Idoso, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante), foi instituído pela Resolução nº 006/2017, e tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato.

*texto da estagiária Paloma Albuquerque sob supervisão de Mônica Bernardi