Projeto que altera Zoneamento de ruas é aprovado em 1ª votação

por Assessoria de Comunicação publicado 09/12/2020 15h50, última modificação 09/12/2020 16h59

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), foi aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei nº 056/2020, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante), o qual busca modificar o Anexo V da Lei nº 1.420/2020 para alterar o zoneamento das ruas da Conceição e Altamiro Saraiva Conceição. 

Em defesa do projeto, Geraldão argumentou ser esta uma matéria motivada pelo clamor popular, visto que “ não há entendimento sobre a qual bairro pertencem tais ruas, mesmo tratando-se de vias públicas que serviram de eixo para o crescimento de Viçosa, o que vem gerando transtornos aos moradores dos locais, que preenchem cadastros com endereços diferentes”. O parlamentar informou que foi realizada Audiência Pública para debater a questão, e o encaminhamento gerado foi a apuração com os residentes sobre sua percepção de pertencimento, de qual bairro consideram-se moradores.

 Em maio de 2020, foi aplicado um questionário em todas as casas das ruas, a 116 pessoas, sendo 46 mulheres e 70 homens, para entender a qual bairro os moradores pensam fazer parte. 1% não soube responder, 5% indicaram pertencer ao Bairro Bom Jesus, 22% ao Bairro Conceição (que é, por Lei, o bairro ao qual pertencem as ruas), e 72% ao Bairro de Fátima. Outra questão apurada, a qual embasou o Projeto nº 056/2020, era sobre a qual bairro gostariam de pertencer. 4% manifestou preferência ao Bairro Bom Jesus, se mantiveram na casa dos 20% aqueles que gostariam de pertencer ao Bairro Conceição, e 73% indicaram o desejo de pertencer ao Bairro de Fátima.

A partir disso, os resultados dos questionários foram encaminhados ao  Instituto de Planejamento do Município de Viçosa (IPLAM), o qual fomentou o Projeto de Lei com seu rigor técnico, para buscar o ‘rezoneamento’ das ruas da Conceição e Altamiro Saraiva Conceição. 

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi