Vereadora encontra irregularidades em vistoria no Centro de Zoonoses

por Assessoria de Comunicação publicado 14/01/2021 10h55, última modificação 14/01/2021 15h55

Como defensora da causa animal e, agora, representante da população na Casa Legislativa, a Vereadora Marly Januário (PSC) realizou, na quarta-feira (13), uma visita técnica no Centro de Zoonoses de Viçosa com a finalidade de ver o andamento das obras. A parlamentar ainda reuniu-se no local com representantes da Secretaria de Obras da Prefeitura para conferir detalhes do projeto no documento. O Presidente da SOVIPA, Edson Carocci, também esteve presente.

Em 2019 o Centro de Zoonoses ganhou força na Casa Legislativa, sendo conquistada uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil reais junto ao Senador Antônio Anastasia (PSDB), por  intermédio da Vereadora à época Brenda Santunioni, para o desenvolvimento da causa. Em 2020 teve as suas tramitações encerradas no dia 10 de março e logo deram-se início as obras. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de construção, sem uma estimativa exata de seu encerramento.

De acordo com a Vereadora Marly, o Centro de Zoonoses é um espaço para promover a saúde e a reintegração do animal e não um local para acumulá-los ou despejá-los, como um canil. Dentre as ponderações feitas por ela estão: a quantidade exagerada de animais por m², a qual excede a quantidade ideal para uma boa estadia do animal; a falta de espaços de integração e contato com a natureza e a falta de setores para atender animais que não sejam cães e gatos. “Temos que pensar nas necessidades básicas dos animais porque isso é um direito de todos, desde a uma boa estadia até uma alimentação saudável. Isso é o mínimo”, afirmou.

 

FMarly_01 FMarly_02 FMarly_03

 

Outras irregularidades foram encontradas no setor cirúrgico, como a falta de uma ala para esterilização, e no setor de depósito, este sendo pequeno para o controle mensal de rações. De acordo com Marly, “dificilmente o Centro Médico Veterinário (CMV) aprovaria o funcionamento do Centro se ele for inaugurado do jeito em que se encontra”. No mais, a vereadora pediu para que fosse estudada a viabilidade de instalar um serviço de compostagem utilizando as fezes dos animais do Centro de Zoonoses, ação que pode render recursos para a instituição e não agredir o meio ambiente.

Por fim, como encaminhamentos da visita técnica e reunião com os representantes do Executivo, Marly pediu para que lhe fosse enviada uma cópia do projeto para mais apurações e afirmou que irá solicitar uma reunião com o Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM) para avaliar todos os levantamentos que fez. “Meu objetivo não é prejudicar o andamento da obra, mas sim garantir que ela seja inaugurada cumprindo a todas as exigências da Câmara e, principalmente, sendo um local de excelência para os animais que precisarem passar pelo Centro”, salientou.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi