Vereadores recebem esclarecimentos sobre a situação dos Catadores

por Assessoria de Comunicação publicado 28/01/2021 10h15, última modificação 28/01/2021 17h07

O Vereador Robson Souza (Cidadania), acompanhado do Presidente da Casa Legislativa, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), reuniu-se na quarta-feira (27) com a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Coordenadora do Projeto de Extensão InterAção, Nádia Dutra,  e o representante da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT), Pablo Pereira, na Câmara Municipal para tratar sobre o setor de coleta reciclável da cidade. O parlamentar vem promovendo visitas e reuniões para entender o funcionamento burocrático das associações com o propósito de reivindicar seus direitos e demandas.

No dia 21 de janeiro (quinta-feira), os vereadores visitaram a sede da ACAT com a finalidade de ouvir dos catadores as suas exigências sobre uma melhor qualidade de trabalho, visibilidade e respeito sobre as demais instituições. As ponderações frisadas pelos profissionais foram a intensificação das campanhas educativas no que diz respeito à mobilização, rota e logística; novos maquinários para prensa e esteira; levantamento de terrenos da Prefeitura para a Associação e unificação da ACAT e ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa). Atualmente, são processados de 20 a 25 toneladas de material reciclável na ACAT, instituição que pode suportar até 40 toneladas em boas condições de funcionamento.

Em conversa com os parlamentares, Nádia destacou que no contrato realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que rege a questão documental sobre o serviço de reciclagem, para as associações faltam competências que promovam uma melhor qualidade de serviço e aportes técnicos e logísticos, que causam até atritos entre a ACAT e a ACAMARE. Em apreciação pelas informações, Robson destacou que o objetivo de sua apuração neste primeiro momento é para debater com uma boa base a tramitação do próximo contrato que o SAAE realizará com os catadores. “Acho uma profissão digna e de muita importância para nossa sociedade e principalmente para o meio ambiente e nada mais justo que os responsáveis pela reciclagem e pelo zelo à natureza tenham seus direitos plenamente atendidos”, salientou.

O último contrato realizado entre a autarquia e as instituições de reciclagem venceu neste mês e foi renovado por mais de 3 meses com a finalidade de ser estudado, neste período, um novo documento que atenda outras diretrizes para o serviço. O Vereador Robson já esteve reunido no SAAE para entender as questões burocráticas, mas retornará semana que vem em uma reunião com o Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, Marcos Nunes, para estudar a possibilidade de inclusão das exigências das instituições no documento que está sendo desenvolvido. Nesta quinta-feira (28/01), o parlamentar, acompanhado do Presidente Edenilson, visitará a sede da ACAMARE para ouvir as necessidades da associação.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi